O Estudo Dirigido II - Ecologia - UNIFEI
Por: lbordao • 14/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 352 Visualizações
Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais - IRN | Ecologia Geral – 2° ESTUDO DIRIGIDO Leoni Picoli Bordão - 2016018224 |
1. Através das correntes marítimas que sofrem influência da radiação solar. Elas podem ser de dois tipos, correntes marítimas quentes e frias. As correntes quentes são provenientes das faixas equatoriais do planeta, onde a insolação é maior e as temperaturas também. Essas características fazem com que elas sejam mais superficiais e se desloquem mais rapidamente do que as demais correntes. Por fim, as correntes frias são provenientes de faixas polares, com elevadas latitudes, sendo, portanto, mais frias. Elas deslocam-se em direção à Linha do Equador. Como as substâncias frias são naturalmente mais densas essas correntes costumam ser mais profundas e deslocam-se mais lentamente.
2. A água infiltrada no solo é armazenada nos poros das plantas, em solos não saturados parte dos poros ficam cheias de ar, constituindo a atmosfera do solo fundamental para a respiração de microrganismos. O processo da evapotranspiração (transpiração das plantas + evaporação direta do solo) é fundamental para realimentar a atmosfera do ecossistema com vapor d'água.
3. De uma maneira geral podemos identificas os principais reservatórios (pool) de nutrientes como:
- Pool reservatório – maior, mais lento e geralmente não biológico.
- Pool lábil ou de ciclagem – menor, mais ativa, onde há rápida troca entre organismos e nutrientes.
Com relação aos pools reservatórios, os ciclos podem ser classificados com:
- Gasoso – quando o reservatório principal é a atmosfera. Há um grande volume dos nutrientes e é difícil alterar sua ciclagem, pois eles se ajustam bem a mudanças.
- Sedimentar – quando o principal reservatório está localizado em rochas terrestres. Podem ser mais sensíveis a perturbações locais e pode ficar bastante tempo sem ser usado, apenas estocado.
- Hidrosfera – os nutrientes estão localizados em rochas ou solo marinho, após sofrerem um processo de deposição. Podem permanecer grandes períodos sem utilização, até serem levados à superfície ou regiões costeiras.
4. Grande parte do oceano aberto é na verdade um deserto marinho devido ao baixo teor de nutrientes na zona fótica.
5. O metano é formado a partir da fermentação de resíduos orgânicos pela ação de bactérias, principalmente devido ao apodrecimento de vegetais nos pântanos causado pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixos e esgoto, através de alguns microrganismos.
6. O nitrogênio é um importante elemento químico para os seres vivos, pois integra a composição de moléculas como os aminoácidos e os ácidos nucleicos. No que diz respeito a sua funcionalidade ao homem, vale lembrar que cerca de 16% do corpo humano são constituídos por proteínas, sendo o nitrogênio um de seus principais componentes. Além dessas importâncias, o nitrogênio se torna o mais importante elemento para a obtenção de elevadas produções agrícolas, por ser um limitante a produção de biomassa.
7. As bactérias Nitrossomonas e Nitrobacter participam na etapa de nitrificação do ciclo do nitrogênio. Respectivamente, convertem amônia (NH3) em nitrito (NO2-) e nitrito em nitrato (NO3-). O nitrato liberado pode ser absorvido por plantas e vegetais e posteriormente convertido em compostos orgânicos que passam a estar disponível na cadeia alimentar, além do nitrato auxiliar na síntese de aminoácidos e bases nitrogenadas.
8. A ciclagem de nutrientes é o sistema de reciclagem da natureza. Todas as formas de reciclagem usam energia no processo para colocar os recursos materiais novamente em uso. Reciclagem em ecologia é regulada, em grande medida, pelo processo de decomposição natural. Mas tal reciclagem pode ser alterada pelo clima, topografia, história geológica e presença do homem. Logo havendo a ação do homem o ecossistema pode estar em dívida de nutrientes ou com um fornecimento extra.
9. A lei do mínimo de Leibig mostra que cada população cresce até o suprimento de algum recurso, não mais satisfaça as necessidades da população por ele. Assim a população tem seu crescimento limitado, um exemplo seria algum nutriente faltoso no solo para determinada planta. O desenvolvimento da planta será limitado pelo nutriente.
10. Se duas espécies utilizam do mesmo recurso limitante, o que se pode prever é que as espécies não poderiam coexistir num mesmo ambiente segundo o princípio de exclusão competitiva, visto que elas ocupariam o mesmo nicho ecológico e competiriam por recursos idênticos.
...