O Exercício Descrição e Análise de Cargos e Salários
Por: EmileneMelo • 30/7/2021 • Projeto de pesquisa • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 151 Visualizações
Exercício de Fixação Planos de Cargos e Salários
Assistente de Recursos Humanos
ALUNA: EMILENE APARECIDA MELO
PROFESSORA: ADRIANA JACOB
1.Conceitue Plano de Cargos e Salários
Define quais os cargos e funções existem na empresa, suas definições, faixas salariais e as competências necessárias para que o profissional preencha cada um deles.
2.Quais os principais passos para se estruturar o Plano de Cargos e Salários de uma empresa?
1- Levantamento dos cargos
O Primeiro passo para a estruturação do plano de cargos e salários, é fazer um levantamento de todas as funções existentes na empresa. Todos os cargos que existem e quais as funções que cada um exerce.
2- Definição dos salários
Além dos cargos, também é necessário fazer um levantamento dos salários de cada função. Isso é importante para conseguir reorganizar quanto cada colaborador ganha, conseguindo manter uma igualdade de acordo com as atividades que cada um realiza.
3- Avaliação e classificação dos cargos
É preciso desenhar uma espécie de fluxo de hierarquização dos cargos, qual é mais importante, como por exemplo, cargos de liderança ou desenhar a partir de colaboradores que respondem a outros, quais cargos se equivalem.
4- Elaboração da estrutura salarial
Após pesquisar, definir e classificar os cargos e salários, é muito importante que você monte uma estrutura de crescimento dos valores de remuneração de cada cargo. Organize e calcule o orçamento do seu RH e veja se é possível dar um aumento para os seu colaboradores, ou montar uma estruturação para que sua remuneração suba ao longo do tempo.
5- Criação de política do plano
Agora é hora de criar uma política de crescimento, baseada no plano. Isso significa determinar iniciativas para que os colaboradores consigam subir de cargo. Por exemplo, se um profissional é colaborador e deseja virar gerente, é preciso que existem pré-requisitos para que ele mude de função, pode ser tempo de casa, competências técnicas ou comportamentais.
6- Divulgação do plano
Quando o plano for concluído, é muito importante divulgá-lo para toda a empresa. Fazendo com que todos entendam melhor sobre os seus cargos e atividades e vejam as possibilidades de aumento de salário e mudança de função.
3.O que significa a sigla CNPJ
O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o número designado pela Receita Federal na abertura da empresa.
4.E a sigla CNAE? E Conclua? Para que servem? Se trata da Classificação Nacional de Atividades Económicas.
Sua função é normatizar as atividades das organizações que usam CNPJ, como empresas convencionais, órgãos públicos, empresas sem fins lucrativos e outras. Assim, fica tudo categorizado e bem definido.
Por meio desse código é que se faz o cadastro das empresas nas esferas municipal, estadual e federal da administração do país.
As principais vantagens:
- Melhoria na gestão tributária;
- Controle de fraudes;
- Aprimoramento da legislação tributária.
5.Defina e exemplifique Razão Social e Nome Fantasia.
Nome Fantasia, também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa, e pode ou não ser igual à sua razão social. Geralmente, é o nome que serve para a divulgação de determinada empresa, visando o maior aproveitamento da sua marca e da estratégia de marketing e vendas.
Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial é o nome dado à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras. Além de representar o nascimento de uma empresa na Junta Comercial ou no Cartório correspondente à sua sede, também serve para demonstrar a constituição legal da empresa e para ser usado em termos formais.
Exemplos: Coca-Cola, que vem a ser o nome fantasia da empresa cuja razão social é Coca-Cola Indústrias Ltda.
Pernambucanas nome fantasia
Razão social: Arthur Lundgren Tecidos S.A.
6.Conceitue Missão, visão e valores
Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser.
Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido).
Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
7.Diferencie e exemplifique logomarca e logotipo.
Não é nada difícil: a maioria dos logos é composta por 2 itens: a parte escrita e um desenho, certo?
Voltando ao exemplo do início do post, é a maçã mordida + Apple. A partir desse exemplo fica mais fácil perceber quem é quem no design.
Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada.
Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente
Nike. [pic 1]
Ford [pic 2]
Mercedes-Benz [pic 3]
McDonald’s [pic 4]
8.Diferencie Recursos Humanos e Departamento de Pessoal
RH trabalha focado na gestão estratégica de pessoas, enquanto o departamento pessoal, nos processos administrativos que envolvem os colaboradores.
O RH planeja os processos e promove ações de desenvolvimento das equipes. E o departamento pessoal cuida para que cada ação, desde a contratação, a promoção e o desligamento de um colaborador, assim como a concessão de todos os seus benefícios durante o relacionamento com a empresa, ocorram de forma transparente e de acordo com as leis trabalhistas vigentes. Ou seja, o departamento pessoal é responsável por administrar a parte burocrática dos processos, ajudando o RH a atuar sobre bases sólidas e reduzindo o risco de falhas, insatisfação e ações trabalhistas.
...