O GERENCIAMENTO DE RISCO NA CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO
Por: Joelson Cutrim • 17/11/2017 • Artigo • 5.788 Palavras (24 Páginas) • 440 Visualizações
GERENCIAMENTO DE RISCO NA CADEIA PRODUTIVA DE PETRÓLEO: desenvolvimento econômico e sustentabilidade
RISK MANAGEMENT IN THE PETROLEUM PRODUCTION CHAIN:
Economic development and sustainability
Joelson do Nascimento Cutrim1
Paulo Zenha 2
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os riscos existentes em todo o processo na cadeia produtiva do petróleo, analisando os possíveis impactos ambientais provenientes deste produto, ou seja, os impactos que a interferência da manipulação das empresas quando se instalam em um determinado lugar que acabam por interferir na dinâmica social e ambiental das pessoas que habitam este entorno. A indústria da extração do petróleo, apesar de ser uma grande fomentadora de mão de obra e trazer grande enriquecimento para uma região onde é instalada, acaba por ocasionar danos que muitas vezes são irreversíveis, como poluição sonora, degradação do solo, deslocamento de pessoas, impactos na fauna e na flora do lugar. A existência de plataformas de extração de petróleo e toda a sua cadeia produtiva, acaba por interferir não tão-somente em pequena escala, mas em muitos casos, em demandas que duram até centenas de anos, apesar, em sua maioria, possuir licenças, mas mesmo com essas licenças, não é garantia de que seus impactos não possam acontecer a médio ou longo prazo. Este trabalho objetiva a contribuição para outros que tratem sobre o tema, sendo uma peça de importância para acadêmicos e áreas afins e que não se esgotem as teses sobre o assunto.
Palavras-chave: Impactos ambientais. Cadeia do petróleo. Meio ambiente.
Abstract
The objective of this work is to analyze the risks that exist in the whole process in the petroleum production chain, analyzing the possible environmental impacts of this product, that is, the impacts that the interference of the manipulation of the companies when they settle in a determined place that finish For interfering in the social and environmental dynamics of the people who inhabit this environment. The oil extraction industry, despite being a major labor force and bringing great enrichment to a region where it is installed, results in damage that is often irreversible, such as noise pollution,
1 Graduando em Engenharia de Petróleo pela Universidade Ceuma.
2 Professor do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Ceuma.
2
soil degradation, displacement of people, Impacts on the fauna and flora of the place. The existence of oil extraction platforms and their entire production chain, interferes not only on a small scale, but in many cases, on demands that last up to hundreds of years, although most of them have licenses, but Even with these licenses, is no guarantee that their impacts can not happen in the medium or long term. This paper aims to contribute to others that deal with the subject, being a piece of importance for academics and related areas and that the theses on the subject are not exhausted.
Key words: Environmental impacts. Oil chain. Environment
1 INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial em seu processo de desenvolvimento econômico e tecnológico foi pautado na utilização de recursos naturais, em seu princípio de forma desregulada e com o simples propósito de aumentar produtividade e lucratividade, sendo os efeitos mais graves sendo sentidos na contemporaneidade, e ocasionando demandas constantes de mudança de postura em relação ao meio natural, caso contrário a natureza se transformará em um grande perigo para a própria humanidade que a destrói.
O processo de desenvolvimento humano, no presente momento, se volta para os possíveis problemas a longo prazo em relação ao meio ambiente. O homem em seu processo de degradação do meio em que vive-se, foca os olhares justamente em sua preservação e conservação, pois além de projetar um futuro melhor para a humanidade, contribui no desenvolvimento econômico de forma sustentável, principalmente no que diz respeito a geração de energia, que serve de mola propulsora de crescimento de um país, e que a cada década se torna mais escassa, o que faz com que se volte para a utilização de outras energias menos poluentes e renováveis.
A utilização de novas fontes de energia renováveis cada vez mais fará parte na produção de energia no mundo todo, pois já observa-se um crescimento em sua demanda nos próximos anos. A responsabilidade com a sustentabilidade ambiental e sua preservação é uma preocupação global das pessoas e das empresas, pois não se admite mais a agressão irresponsável à natureza, ou seja, o desenvolvimento deve caminhar ao lado de uma consciência em bases sustentáveis, por meio de pesquisas científicas que ampliem a utilização de materiais menos agressivos e poluidores, o que também ajuda na racionalização e diminuição de custos.
3
A abertura para o diálogo sobre o crescimento da segurança sobre o fornecimento de energia, pautado pelos impactos no meio ambiente e na sociedade e a gradativa diminuição na produção por meio de combustíveis fósseis, corrobora para que se crie o interesse das pessoas em prerrogativas sustentáveis para a geração de energia vindas de fontes limpas e renováveis.
A exploração de recursos naturais e a sobrevivência humana neste planeta, ao passar das gerações, não estão caminhando em equilíbrio, pois muitas dessas formas utilizadas no aproveitamento dos recursos disponíveis são bastante questionadas em relação à sua futura eficiência e impactos ao meio ambiente. Desta forma, um dos atenuantes problemas na vida do homem contemporâneo é a procura pelo equilíbrio na produção e uso de fontes de energia.
Este trabalho busca identificar a cadeia produtiva do petróleo, sendo observados todo o seu processo de risco até o produto final chegar à comercialização. Para isso, serão utilizados livros e arquivos on-line que versam sobre o tema abordado neste, além dos autores mais renomados que tratem sobre e suas perspectivas para o assunto.
2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE
A relação entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade tem sido bastante conflitante, principalmente, após a Revolução industrial, iniciada em meados de 1760 na Inglaterra. O considerável aumento da capacidade produtiva das indústrias proveniente do crescente avanço tecnológico resultou,
...