O Geoprocessanto No Licencianto Ambiental
Dissertações: O Geoprocessanto No Licencianto Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nortorio • 3/6/2013 • 2.930 Palavras (12 Páginas) • 388 Visualizações
RESUMO
Geoprocessamento vem ser o uso automatizado de informação, onde de alguma maneira está ligada a um exato lugar no espaço, seja por meio de um mero endereço ou por coordenadas certas. Os sistemas que fazem parte do Geoprocessamento são vários, entre os quais, estão o Sistema de Informação Geográfica. Este sistema reúne maior capacidade de processamento e análise de dados espaciais. Se aplicam a qualquer tema que manipule dados ou informações vinculadas a um determinado lugar no espaço, e que seus elementos possam ser representados em um mapa, como escolas, hospitais, e entre outros. Na área ambiental, o geoprocessamento é uma ferramenta utilizada para monitoramento, por exemplo, da cobertura vegetal e uso das terras, niveis de erosão do solo, poluição da água e do ar, disposição irregular de risíduos, e assim por adiante. Da mesma forma, essa tecnologia pode ser usada em análises de qualidade de habitat e fragmentação. O geoprocessamento, também é útil para a definição de políticas e diretrizes na gestão governamental. Ao identificar com precisão as áreas afetadas por determinada decisão, o governo pode planejar melhor o impacto de suas ações. Desta forma, através do registro de solicitações e análises e o livre acesso à base cartográfica, pode-se estreitar as relações do governo com os cidadãos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVILVIMENTO 3
3 TECNOLOGIAS DO GEOPROCESSAMENTO 4
4 – IMPORTANCIA DO SIG NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL 4
5 ÁREAS DE APLICAÇÃO DE GIS 5
6 – O USO DO PROGRAMA SPRING. 6
7 AVANÇOS NO CONHECIMENTO 6
8 conclusao 6
referencias 8
1 INTRODUÇÃO
No principio a representação de espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitariam a obtenção de dados para posterior representação. A Topografia e o Geoprocessamento foram as ferramentas utilizadas para realizar estas medições.
Este trabalho fala sobre a importância da utilização do geoprocessamento como ferramenta no licenciamento ambiental, pois o geoprocessamento é uma poderosa ferramenta computacional, que processa dados geograficamente referenciados e pode ser bastante útil na abordagem integrada de grandes bancos de dados, de diferentes setores, permitindo entre outras, a análise matemática e estatística desses dados, essencial ao gerenciamento dos recursos naturais. São apresentados os principais componentes destacando principalmente o SIG (Sistema de Informações Geograficas) e SPRING. O objetivo principal desta revisão é apresentar o geoprocessamento como uma ferramenta útil na gestão e planejamento ambientais.
Sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada na solução de problemas geográficos complexos, como são, em geral, os casos de aplicação na área de meio ambiente, torna-se bastante oportuno e proveitoso que o potencial e a aplicabilidade do geoprocessamento sejam conhecidos pelas pessoas e instituições vinculadas às diversas áreas da gestão ambiental.
2 DESENVOLVIMENTO
A obtenção de informações sobre a distribuição geográfica de fenômenos e objetos é parte importante das atividades de organização da sociedade. Antes contidas em mapas e documentos em papel impresso, o desenvolvimento da Informática na segunda metade do século XX possibilitou armazenar e representar tais informações em ambiente computacional, culminando no advento da prática do Geoprocessamento, tido como: “um ramo do processamento de dados que opera transformações nos dados contidos em uma base de dados referenciada territorialmente (geocodificada), usando recursos analíticos, gráficos e lógicos, para a obtenção e apresentação das transformações desejadas”. (XAVIER-DA-SILVA. 1992, p. 48 apud MOURA, 2003, p. 9)1 Segundo Moura (2003)2, a palavra Geoprocessamento é o hibridismo do termo grego gew (Terra) com o termo latino processus (progresso, “andar avante”), significando implantar um processo que traga um progresso, um andar avante, na representação da superfície da Terra.
Geoprocessamento
é um instrumental tecnológico fundamental para o conhecimento da realidade e definição de ações. O Ministério do Meio Ambiente utiliza essa tecnologia nos estudos técnicos que desenvolve, procurando estar sempre atualizado em relação aos avanços científicos nas áreas de obtenção, processamento e difusão de dados espaciais.
Tendo como parâmetro para o desenvolvimento de sistemas o uso de programas de computador livres, o MMA procura utilizar sempre alternativas de qualidade, criando produtos que possibilitem aos usuários explorarem a base de dados geográficos disponível. Conheça os de maior destaque.
Para permitir
...