O LEITOR
Por: Pamela8888 • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
Relatório do Filme: O LEITOR
O filme o leitor conta a história de uma mulher alemã chamada Hanna que era analfabeta e Michael, um jovem estudante de direito.O encontro dos dois se deu em um certo dia em que Michael quando ainda era um jovem de 15 anos, passou mal na frente do prédio onde Hanna morava e ela acabou ajudando-o naquele momento.
Michael voltou para aquele prédio onde Hanna morava para agradecer pela sua ajuda, é quando Hanna acabou despertando nele uma forte atração, e assim Michael passou a visitá-la freqüentemente e os dois engatam numa forte paixão.
Hanna sabendo que Michael freqüentava a escola e era letrado fez um trato com ele, todos os dias que ele fosse visitá-la era para ele levar um livro diferente e ler para ela, até então ele não suspeitou de nada achou normal o interesse dela pelos livros.
Dias depois Hanna desaparece sem deixar rastros,Michael fica triste mais retoma sua vida de volta e entra para a faculdade de direito. Até que um dia ele e seus colegas de faculdade participam na observação de um julgamento, eis então que aparece a acusada de Nazismo era Hanna, que era uma das seguranças do campo de concentração e acusada de ser a principal mandante que escrevia o relatório e liderava tudo.
Hanna declarou que era inocente e que não era ela que escrevia os relatórios, mas suas ex-companheiras de trabalho a acusou injustamente, então para provar sua inocência o juiz pede para ela escrever qualquer coisa em um bloquinho para poder fazer a comparação das letras, mas ela ficou envergonhada de declarar à frente do juiz que era analfabeta e acabou declarando que era culpada e que era ela que escrevia tudo, levando assim a culpa e foi condenada a prisão perpétua.
Anos mais tarde Michael entra em contato com Hanna e começa a enviar-lhe cartas e áudios ensinando-a ler e escrever, Hanna passa a se dedicar ao máximo para aprender, e com o seu esforço aprende a ler e escrever sozinha.
Após 20 anos presa Hanna ganha a sua liberdade e Michael fica encarregado de ajudá-la nesse novo mundo,pois 20 anos se passaram e muita coisa mudou, mesmo com essa reaproximação de Michael ela não suporta mais viver com a culpa e as lembranças de violência causadas a outras mulheres no campo de concentração e também vê que Michael não é mais o mesmo e que está mudado e que ele a vê como um caso do passado e que não a inclui no futuro e ela acaba resolvendo isso por si mesma irando sua própria vida.
Infelizmente o analfabetismo é bem comum na sociedade, e os analfabetos na maioria das vezes sofrem com algum tipo de preconceito ou isolamento devido a isto, foi o casa de Hanna.
O filme também nos mostra a realidade e as verdades que a sociedade não enxerga, pessoas analfabetas se privam do aprendizado por meio do preconceito e até mesmo são levadas a praticar atos fora da lei para a sobrevivência, já que são vistas como pessoas incapazes, sem significação nenhuma e ridículas.
É muito bem relatado o que acontece com pessoas como Hanna, e nos faz pensar e rever nossos conceitos,olhar ao redor e ver que o sol brilha para todos e começar também a se importar além do que apenas nos diz respeito.
E, para reiterar essa reflexão, consideremos: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”(QUINTANA,MÁRIO).
...