O MESMO VINHO EM OUTRAS GARRAFAS
Por: ana1bia2 • 30/11/2015 • Resenha • 404 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
RESENHA
O MESMO VINHO EM NOVAS GARRAFAS?
APRENDENDO INGLÊS COM O MOODLE
William Mineo Tagata
Neste texto William Mineo Tagata relata sua experiência como professora em uma plataforma Moddle para o ensino de língua Inglesa em um curso de letras, utilizada com a finalidade de complementar as aulas presenciais. O título do artigo vem de uma expressão utilizada por Lankshear & Knobel (2003, p. 54), em referência ao uso inadequado ou limitado de novas tecnologias de informação e de comunicação (doravante TICs) em sala de aula, que por si só não dão conta de alterar crenças e práticas tradicionais de letramento.
O autor relata os motivos que o fizeram optar pela plataforma moddle ressaltando dentre elas sua curiosidade quando as diversas possiblidades de aprendizagem proporcionadas pela ferramenta. Tagata cita Lankshear & Knobel (2003), que afirmam que mais do que provedora de informações, a internet possibilitou uma “revolução nos relacionamentos “que tem exercido efeitos profundos em todas as esferas de nossas vidas, principalmente no âmbito da educação”“. O texto revela aspectos positivos e negativos dessa experiência através dos comentários dos alunos e identifica fatores que contribuem ou não para a aprendizagem nesta esfera, por exemplo, o letramento digital, a interação entre os alunos, o feedback entre professor e aluno, aliás, professor este que no ambiente virtual passa a ser aprendiz e interage com os diversos modos de realizar e organizar as atividades propostas na plataforma. Saindo de uma concepção objetivista e subjetivista do conhecimento para uma concepção epistemológica diferente de acordo com Paiva, os AVAS, neles, o conhecimento passa a ser visto como algo processual e dinâmico, construído na interação entre todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem, de maneira colaborativa.
Foram analisadas as respostas dos alunos de acordo com quatro proposições:
1. Quais atividades dessa disciplina de Moodle você achou mais úteis ou proveitosas? Por quê?
2. Que atividades você achou menos úteis? Por quê?
3. Que aspectos do seu inglês (ex :compreensão oral, gramática, vocabulário, etc.) melhoraram com as atividades do Moodle?
4. O que você achou do feedback (comentários) sobre suas atividades?
O autor considerou animador o fato de que o Moddle contribuiu para o ensino e aprendizagem do Inglês, todavia ao mesmo tempo reconhece a necessidade de aprimoramento do letramento digital da maioria dos alunos e da sua enquanto professor e pesquisador e também o aprimoramento das propostas da plataforma e sua forma de apresentação, proporcionando um ambiente virtual e m um ambiente colaborativo de aprendizagem.
Aluna. Ana Cristina Freires
...