O Manual de Estágio
Por: naomi_tsuha • 25/4/2022 • Relatório de pesquisa • 845 Palavras (4 Páginas) • 84 Visualizações
[pic 1]
MANUAL DE ESTÁGIO
O estágio deverá ser entregue na data solicitada pelo supervisor de Estágio, para que possamos fazer uma pré-análise em tempo hábil.
Professora Janaína da Silva Gonçalves Fernandes. Enviar em pdf para
Email: coordenacaopos@cicep.com.br
I – APRESENTAÇÃO
Caro Estagiário (a):
Este manual tem por finalidade normalizar a prática profissional para os alunos dos cursos de Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual da Faculdade Mozarteum atendendo o Projeto Pedagógico Institucional da FAMOSP e da Deliberação CEE nº 113/2012.
É fundamental que o aluno leia atenciosamente às orientações no manual, pois a Lei 9394/96, artigo 61 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a realização do Estágio Curricular Supervisionado, consiste em trabalho obrigatório.
O seu estágio só terá validade a partir da data da assinatura do responsável pela instituição em que foi realizado o estágio na autorização e formalização do Termo de Compromisso.
A carta de apresentação e a ficha de acompanhamento das atividades deverão estar devidamente preenchidas e assinadas, constando o carimbo da Instituição.
Ao receber a ficha de controle de estágios (original) atente para:
Entregue-a limpa, sem rasuras e sem dobras, pois se trata de um documento oficial que contribuirá para a obtenção de seu Certificado/Diploma. Não a utilize como rascunho.
Para que as atividades sejam bem desenvolvidas, haverá um limite máximo de 6 (seis) horas-aulas de estágio por dia.
Os estágios poderão ser realizados em instituições públicas ou particulares, municipais ou estaduais, e deverá ser desenvolvidos nas modalidades de observação e/ou participação.
DEVERES DO ESTAGIÁRIO
I - preencher devidamente todos os documentos comprobatórios da realização do Estágio, de acordo com o documento básico de Estágio da Instituição;
II - manter atualizado o registro de frequência e acompanhamento de atividades;
III- elaborar relatório parcial de atividades;
IV- realizar um planejamento de um conjunto de aulas/atividades a serem executadas;
V- avaliar e reformular seus próprios planejamentos baseando-se na observação e discussão da prática vivenciada durante o estágio;
VI – observar os princípios da ética profissional mantendo absoluto sigilo sobre os problemas que, eventualmente, venha a conhecer;
VII – o docente orientador e o coordenador do curso se reservam aos direitos de comparecer, sem aviso prévio, ao local de realização dos estágios;
VII- entregar um relatório final sobre o trabalho desenvolvido ao longo do estágio.
CARGA HORÁRIA A SER CUMPRIDA
Cada aluno deverá cumprir a carga horária total de 100 horas, divididas em:
- 80 horas = instituições que ofereçam ensino especializado a crianças e adolescentes com necessidades especiais - Deficiência Intelectual;
- 12 horas = destinadas à participação de eventos como: seminários, encontros científicos, palestras, simpósios e congressos na área da Educação Inclusiva (apresentar comprovantes para orientador de estágio e incluir no relatório);
- 8 horas = para elaboração de uma proposta de atividade que possa ser desenvolvida junto aos alunos com deficiência Intelectual.
PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- Solicitar seu estágio à direção da instituição, entregando-lhe a carta de apresentação.
- Observar e/ou participar das diversas atividades na escola (questões pertinentes à Educação Inclusiva e/ou deficiência intelectual), fazendo as devidas anotações, para elaboração do relatório final.
- Preencher a(s) ficha(s) de controle, com os registros das atividades realizadas na instituição.
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
- Informações e avaliação do aluno:
- Identificação;
- Dados familiares;
- Informação escolar;
- Avaliação geral (âmbitos familiar e escolar);
- Avaliação do aluno;
- Condições de saúde geral
- Necessidades educacionais especiais do aluno
- Desenvolvimento do aluno (funções cognitiva, motora, pessoal/social).
- Plano pedagógico especializado:
- Ações necessárias para atender às necessidades educacionais especiais do aluno;
- Organização do atendimento educacional especializado;
- Sala de recursos multifuncional;
NORMAS PARA ENTREGA DO ESTÁGIO.
A entrega do Relatório Final de Estágio é obrigatória. Esse Relatório deverá apresentar as principais conclusões quanto ao desenvolvimento do estágio na Instituição.
...