TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  5/6/2018  •  Abstract  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2


[pic 1]

Questões para debate:

Por que para a natureza não existe lixo?

O “lixo” que a natureza produz é totalmente diferente da que os seres humanos produzem. Enquanto os seres humanos produzem lixos composto por plásticos, papéis, latas e restos de comida, materiais complexos, muitas vezes químicos, a natureza produz o ''lixo'' orgânico e reaproveita como forma de nutrientes por outros seres viventes no mesmo local. Por exemplo, quando uma maçã cai da macieira seja ela conservada ou não irá apodrecer, deixará seus restos, o que para as pessoas é considerado lixo, esse resto se degrada na natureza e fornece nutrientes à fungos, bactérias e plantas que ainda permanecem no ambiente.

Quais são os problemas da destinação do lixo?

Geralmente os lixos são destinados aos aterros que muitas vezes não realizam a coleta seletiva, e este lixo acumulado produz um líquido denominado de chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aquífero, lençol freático), além disso, existe a contaminação dos solos e das pessoas que mantêm contato com os detritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem.

O que podemos fazer sozinhos ou em grupos para destinarmos o lixo que produzimos?

Sozinhos em casa: separar o lixo entre orgânico e reciclável, uma outra alternativa bastante interessante é a compostagem, utilizando em hortas, reservar os óleos de cozinha em garrafas e entregar em entidades que transformam em sabão e reciclagem.

Em grupo: cobrar programas dos governantes para reciclagem e compostagem de quase todo o resíduo produzido, introduzindo incentivos econômicos. Cobrar das autoridades para seguir exemplo como em países que reduziram o lixo em 1% nos aterros como a Suécia. O restante é reciclado e o que não pode ser reciclado é incinerado para produzir energia elétrica e aquecimento para as casas.

TÓPICOS FRASAIS

  1. Falar sobre o meio ambiente como conteúdo escolar é um desafio;
  2. Compreender que as causas e consequências fazem o educando repensar sua postura;
  3. A mentalidade econômica e o consumo fizeram com que os homens explorassem de maneira desenfreada os recursos naturais
  4. Como consequência a natureza não consegue em tempo hábil renovar sua matéria prima, condenando-a a extinção.
  5. Entre as discussões, ressaltam a importância da conscientização e novas posturas;
  6. A educação ambiental surge como uma alternativa para amenizar os problemas ambientais, pelo conteúdo de informação e colocar para debate algumas questões ligadas a ela.
  7. A função da escola em formas cidadãos conscientes para atuar em frente a realidade socioambiental com o auxilio da Educação Ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (153.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com