TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo De Resenha

Por:   •  16/10/2023  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Em Atividade física na terceira idade, o autor Daniel Arkader Kopiler (Doutor em Medicina - UFRJ) chama a atenção para o problema da questão do crescimento da população idosa e a importância da atividade física na promoção de saúde e qualidade de vida desse público em questão. O autor destaca principalmente a pirâmide populacional e de que forma o programa de exercício deve ser realizado.

O artigo é mais expositivo do que descritivo, e usa principalmente de exemplos históricos, dados epidemiológicos, dados de fontes externas e pesquisas, que demonstram o crescimento em anos dessa população e a importância da atividade física para retardar esse processo de envelhecimento promovendo saúde e qualidade de vida, assim diminuindo os índices de doenças e internações.

Em suas 05 páginas, o autor se apoia em dados históricos e pesquisas realizadas pelo American College of Sports Medicine que mostram métodos utilizados para a promoção de atividade física em idosos, além de demonstrar a reação dos idosos quando submetidos a exercícios físicos leves e rigorosos, no texto ele traz opiniões de outros autores a respeito do teste ergométrico utilizado nas pesquisas.

Como exemplo o autor cita algumas situações que serão encontradas durante a realização dos protocolos de atividades, no caso as restrições que serão feitas para o exercício ou teste ser realizado, levando em consideração os problemas como falta de equilíbrio, problemas de deambulação relacionados a enfermidades osteoarticulares ou insegurança e cita que em muitos casos mesmo com restrições o idoso pode não conseguir realizar o teste.

Entretanto, o artigo carece de outros dados ou exemplos atuais, apresentando exemplos de exercícios que podem ser utilizados, quais variações podem ser feitas, além do protocolo de Bruce qual outro protocolo pode ser utilizado, situações que serão encontradas pelo caminho e as adaptações que poderão ser feitas, protocolos para diferentes idades. Pelo menos nada disso é mencionado no texto.

Por fim, o autor acaba concluindo que todo idoso deve praticar exercício físico, desde que não haja nenhuma restrição absoluta. E cita que não se discute mais os benefícios proporcionados pela atividade física, que cada um deve buscar melhorar sua capacidade física e integração na sociedade, tendo saúde física, psicológica e qualidade de vida.

Carente em dados nacionais, o artigo é útil para entender a importância da prática da atividade física na terceira idade para retardamento de doenças e promoção de qualidade de vida, o que torna a obra atual para o público abordado em questão.

ACADÊMICO:

INDEXADOR: 

ARTIGO: ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

AUTOR: Daniel Arkader Kopiler

Médico do Setor de Ergometria e Reabilitação do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Coordenador de Residência Médica do Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com