O OZÔNIO ESTRATOSFÉRICO
Por: Ana Caroline Rodrigues • 27/10/2018 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Na estratosfera, o ozônio tem propriedades ópticas que apresentam um papel fundamental no apoio à vida na superfície da Terra (Salby 1996), devido à sua capacidade de interceptação da radiação UV prejudicial aos seres vivos. Radiação UV em grandes quantidades é prejudicial para as formas de vidas terrestres, causando danos a animais e vegetais e doenças em seres humanos como feridas na pele, câncer e mutações degenerativas. Valores de CTO abaixo do mínimo esperado representa risco já que assim mais radiação Ultravioleta está chegando a superfície do planeta (CPTEC, 2010).
A concentração depende da latitude e estação do ano por influência da distribuição latitudinal de radiação solar que influi tanto na criação quanto na dissociação do ozônio (Whitten e Prasad, 1985; Brasseur e Solomon, 1986).
Como a região equatorial é a que recebe mais radiação em relação a outras áreas do planeta, é esperado que o processo de criação de ozônio nessa área seja mais intenso. Porém, contraditoriamente, os maiores valores de CTO encontram-se em latitudes medias e altas. Isso ocorre, pois, a grande quantidade de radiação na área equatorial aquece as massas de ar causando convergência que causa uma elevação do ar estratosférico que em seguida inicia um movimento de queda em direção aos polos. Essa circulação de massas de ar é denominada circulação Brewer-Dobson (Brewe, 1949; Dobson, 1968).
A região Amazônica é berço de um dos maiores sistemas de biodiversidade do planeta e de atividades econômicas e turísticas no qual envolvem a exposição direta a radiação solar. Portanto, estudo sobre essa região é de grande relevância pois indica períodos com indícios para exposição direta a radiação. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento da variabilidade sazonal da Coluna Total de Ozônio (CTO) sobre a cidade de Santarém – PA, Brasil. Onde a relevância do estudo é acentuada pela precariedade de estudos de ozônio nessa região.
Deverá contextualizar o problema abordado e apresentar justificativa para elaboração do trabalho. Adicionalmente, os autores deverão destacar a escala do problema abordado, a saber: local, regional ou global. Neste caso, a mesma deverá ser objetiva e fazer alusão à literatura pertinente. Deve conter ainda o objetivo do trabalho de forma clara e direta, e no máximo 20 ou 30 linhas para os resumos expandidos e artigos completos, respectivamente. Caso o artigo seja selecionado para publicação em revista os autores serão contatados para enquadramento das citações conforme as normas.
...