O Operador De Rompedor Pneumático
Por: 12236142986 • 22/5/2023 • Relatório de pesquisa • 777 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
Análise de riscos e das medidas de controle para obra de ampliação da rede de saneamento da rede de supermercados FrigoBem
Grupo: Data:
Atividades avaliadas no caso:
Operador de rompedor pneumático. Riscos ambientais apresentados no caso:
Ruído e vibração
O estudo realizado pelo técnico de segurança do trabalho é pertinente uma vez que existe exposição dos trabalhadores ao ruído e a vibração proveniente das máquinas e equipamentos utilizados na abertura da vala no concreto e na terra batida para instalação de dutos.
Os dados apresentados são suficientes para análise de riscos e avaliações quantitativas no que se refere ao ruído, que estando acima de 90 dB o trabalhador não poderia exceder a 4 horas contínuas de trabalho usando o abafador. Para a questão da vibração, as luvas não teriam efeitos práticos, desde que seja antivibração que poderiam ajudar nesse quesito. Recomendamos também o uso de almofadas anti vibração.
A avaliação ambiental de ruído foi realizada corretamente, cobrindo toda a exposição do trabalhador ao ruído, nos momentos que estava afastado da origem do ruído, bem como quando estava fazendo uso do equipamento. Dessa forma a disponibilidade do protetor tipo abafador é o mais adequado.
A forma correta de realizar a avaliação da exposição ocupacional ao ruído deve ser feita buscando evidenciar a exposição ao ruído de todos os funcionários expostos. Para facilitar, devem ser identificados os grupos de trabalhadores que estão expostos a características semelhantes de ruído. O grupo de trabalhadores com exposição similar ao mesmo risco é chamado de grupo homogêneo de exposição (GHE). A avaliação de ruído nessas condições deverá ser realizada visando a cobrir um ou mais trabalhadores que têm exposição considerada típica no GHE.
Quando não for possível determinar quais trabalhadores que atendem às características citadas anteriormente (exposição típica),deve-se considerar realizar a avaliação de ruído em todos os integrantes do GHE estudado.
Foram feitas duas dosimetrias de ruído, uma medição durante o uso do equipamento e outra em outro período sem o uso do equipamento. É importante considerar e eliminar os ruídos de fundo.
Os parâmetros de medição, os dados inseridos no densímetro de ruído e os critérios de avaliação utilizados para realizar as medidas foram sugeridos pela NR15 e NHO 01.
A vibração a qual os trabalhadores estão expostos deve ser quantificada para implantação de medida de controle.
Sugerimos que os trabalhadores sigam as seguintes instruções:
- Fazer pausa de 10 Minutos a cada hora trabalhada;
- Usar ferramentas de baixa vibração,que são ergonomicamente desenhadas com cabos amortecedores de vibração e isoladores anti vibração;
- Não usar ferramentas vibratórias mais que dois dias por semana e não mais que quatro horas por dia;
- Rodiziar tarefas com o uso de ferramentas vibratórias e não vibratórias;
- Manter as ferramentas afiadas e em bom estado de trabalho;
- Substituir
...