O PAPEL DO CONTADOR NO SEC. XXI
Exames: O PAPEL DO CONTADOR NO SEC. XXI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santos.james • 10/9/2014 • 695 Palavras (3 Páginas) • 1.024 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O principal objetivo desse artigo é, sem dúvida mostrar que a presença do contador é cada vez mais necessário para a sociedade e para as empresas. Daí a evidente importância do conhecimento, da evolução da profissão contábil no século XXI, pois indagações sobre nossa profissão surgem a todo o momento: qual o perfil do contador no século XXI? Qual a sua verdadeira função dentro de uma empresa? Durante nossas pesquisas, tais indagações, foram abordadas em linguagem simples e acessível, apresentamos nosso trabalho dentro de uma seqüência lógica e racional, procurando explicar e justificar o porquê da evolução da profissão contábil.
Procuramos detalhar o Perfil do Contador no Século XXI, um profissional flexível, estudioso e preparado para enfrentar um mercado de trabalho cuja competição e exigências crescem a cada dia, colaborando, assim, para o crescimento profissional e acima de tudo, para o desenvolvimento cada vez maior da profissão.
Preocupamo-nos também em mostrar em qual área o profissional da contabilidade pode atuar sendo o mercado de trabalho para contadores o que mais proporciona oportunidades. Diante dessa necessidade que o mercado de trabalho vem exigindo do contador é que surgiu o desejo de descobrir o verdadeiro papel da contabilidade e o novo perfil do contador.
2. PERFIL DO CONTADOR
O titulo o Perfil do Contador não é recente e ultimamente, tornou-se muito discutida a sua importância na busca do desenvolvimento da profissão. É de grande relevância o seu estudo, pois estamos na época do conhecimento, do capital intelectual, das grandes decisões e que a função do contador na sociedade é fundamental, e a cada dia que passa é mais importante.
O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrario, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. O contador deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que aconteceu ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no país e no mundo. O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional. O contador deve estar consciente de sua responsabilidade social e profissional (NASI, 1994. p. 5).
No que concerne ao perfil do contabilista, Branco (2003) diz que:
O contabilista deve possuir um perfil e uma formação humanística, uma visão global que o habilita a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde esta inserida, tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente. Deve ter uma formação técnica e cientifica para desenvolver atividades especificas da prática profissional, com capacidade de externar valores de responsabilidade social, justiça e ética. Deve ter competência para compreender ações, analisando, criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, compreensão da necessidade continuo aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento da auto-cofiança e capacidade de transformar.
Concordamos aqui com as afirmações de Nasi
...