O PCI PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Por: Amanda Vasconcelos • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.872 Palavras (12 Páginas) • 489 Visualizações
Planejamento estratégico
O Planejamento estratégico trata-se de um processo contínuo, composto de várias etapas, durante o qual são definidos e revisados os principais elementos que compõem um planejamento que são: a missão da organização, a visão de futuro, os atributos de valor, os objetivos, as metas, os indicadores e as iniciativas estratégicas. Planejamento estratégico é um instrumento esclarecedor quanto:
- À Missão: qual é a razão de ser/existir da organização;
- À Visão: onde a organização quer chegar;
- Aos Valores: são atitudes para alcançar a visão;
- À Estratégia: como alcançar a visão, quais os procedimentos adotar para atingir os objetivos.
A partir do planejamento estratégico a organização identificará oportunidades, forças, fraquezas e ameaças, dentro do cenário atual de mercado globalizado e competitivo. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro para a organização, independentemente de seu porte, pois será indicada a direção certa a seguir:
O planejamento estratégico em sua elaboração possui três dimensões operacionais: o delineamento, a elaboração e a implementação. O delineamento compreende a estrutura metodológica do processo, bem como o profissional que irá auxiliar na elaboração, podendo ser um consultor ou um executivo da empresa. A elaboração fica com a obrigação de identificar as oportunidades e as ameaças do ambiente, avaliar os pontos fortes e fracos e sua capacidade de retirar vantagens das oportunidades, explicitar os objetivos e as metas a serem alcançadas e também desenvolver maneiras para realização das estratégias. Enquanto que a implementação envolverá os assuntos organizacionais, o sistema de informação, orçamentário, sistemas de incentivos, o treinamento e liderança necessária para desenvolver o processo e colocá-lo em prática Oliveira (2009, p.39).
Missão
Define para quem a organização atua, visando a produção de qual impacto para esses clientes. Está ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais foi criada. Não deve ser confundida com os produtos e/ou serviços ofertados pela instituição. A missão da empresa está voltada para a definição do negócio e especialmente para o cliente, e deve responder as seguintes questões:
- Porque a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
A missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização. Ainda segundo Chiavenato, é fundamental que todos na organização conheçam a missão e os principais objetivos institucionais, pois se as pessoas que fazem parte da empresa não sabem o motivo de sua existência e os rumos que pretende adotar, dificilmente elas saberão o melhor caminho a ser seguido. É importante não confundir missão com a missão operacional, que são metas numéricas, quantificáveis, mensuráveis do planejamento estratégico. Chiavenato (1999, p. 49).
Visão
O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: Pelos esforços individuais, pelos esforços das equipes e
pela alocação dos recursos.
A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis.
Define como a imagem que a organização tem de si e do seu futuro. É estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar. É um plano, uma ideia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente num prazo determinado. É mutável por natureza e representa algo concreto a ser alcançado. A visão de futuro é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando e transformando produtivamente um propósito em ação, em fato concreto. Chiavenato (1999, p. 51).
Valores
Valores são os princípios e crenças que servem de critérios, que definem comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas. São importantes para a empresa e devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com os clientes, fornecedores e parceiros.
Quando claramente estabelecidos, ajudam a reagir rápida e decisivamente nas situações inesperadas que se apresentam, estando mais voltada a ética da sua organização.
Os valores são o conjunto dos princípios e crenças que a organização carrega, fornecendo suporte para a tomada de decisões. Além de contemplarem uma grande interação com questões éticas e morais. Podendo se transformar em combustível para vantagem competitiva Oliveira (2005, p. 63).
De acordo com as recomendações dos autores citados, a consultoria elaborou os textos de Missão, Visão e Valores para a empresa Art Massa:
Missão
Ser reconhecida no ramo alimentício, através da qualidade dos nossos produtos, proporcionar sempre aos clientes satisfação em trabalhar com nossa marca visando à excelência no atendimento e gerando confiança a todos os nossos revendedores em comercializar os nossos produtos.
Visão
Torna-se referência no ramo alimentício, tornando-se lembrada pela qualidade de seus produtos com o objetivo de atender às melhores lanchonetes e cafés da Grande São Paulo.
Valores
Um bom relacionamento com clientes e colaboradores, ética, respeito e confiança, mantendo sempre a excelência em nosso atendimento, o comprometimento com os nossos clientes e a valorização de todas as pessoas envolvidas nesse processo.
Pesquisa de Mercado
Pesquisa de mercado é uma técnica que permite que sejam coletados dados junto aos consumidores, voltado ao estudo do conhecimento, desejo e necessidade a fim de diagnosticar os pontos fortes e fracos de um produto, para descobrir a área de atuação, melhores produtos em circulação e tipos de serviços prestados. Normalmente utilizada como base para as tomadas de decisão, onde será determinado o sucesso econômico ou falha que pode haver em uma empresa no momento de entrar em um novo mercado ou introduzir um novo produto e/ou serviço para adequar às necessidades de seus clientes. Podendo ser uma pesquisa quantitativa ou qualitativa.
...