TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PIM VI GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR-PIM VI

CURSO TECNOLÓGO EM GESTÃO AMBIENTAL

UEQUERLAN RIBEIRO HILÁRIO

GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS, LEGISLAÇÃO, AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL EM SUPERMERCADOS.

BAGÉ/RS

2018

UEQUERLAN RIBEIRO HILÁRIO


GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS, LEGISLAÇÃO, AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL EM SUPERMERCADOS.

.

[pic 1]

BAGÉ/RS

2018

RESUMO

O trabalho de pesquisa para o PIM VI (Projeto Multidisciplinar) teve como foco principal o estudo funcional da empresa Peruzzo uma empresa de médio porte com 300 funcionários. A empresa é familiar e atua na área de supermercados, sendo 21 empresas. A pesquisa aborda as disciplinas de gestão de recursos naturais, ética e legislação: trabalhista e empresarial e Auditoria e Certificação Ambiental. O presente trabalho foi uma pesquisa realizada na empresa onde se obteve os dados descritos a seguir onde o objetivo foi aliar os conhecimentos teóricos obtidos nas disciplinas citadas com a prática.

Palavras-chave: recursos naturais, auditoria e legislação.


ABSTRACT

The research work for the PIM VI (Multidisciplinary Project) had as main focus the functional study of the company Peruzzo a medium-sized company with 300 employees. The company is family owned and operates in the supermarket area, with 21 companies. The research addresses the disciplines of natural resource management, ethics and legislation: labor and business and Environmental Auditing and Certification. The present work was a research carried out in the company where the data described below were obtained, where the objective was to combine the theoretical knowledge obtained in the mentioned disciplines with the practice.

Keywords: natural resources, audit and legislation.

.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1        GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS        6

2.2        ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL        9

2.3        AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL        10

3.        DESCRIÇÃO DA EMPRESA        14

4.        CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


  1. INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho tem o objetivo de apresentar os conhecimentos teóricos que foram adquiridos nas aulas juntamente com os conhecimentos práticos até agora adquiridos, através da pesquisa dos dados de uma empresa.

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VI) é requisito obrigatório para conclusão curso superior tecnológico em gestão ambiental da Universidade Paulista – UNIP e demonstrará que se aplicando na prática todo conhecimento adquirido em disciplinas como Gestão de Recursos Naturais, Ética e Legislação e Auditoria e Certificação ambiental pode-se melhorar a gestão de uma empresa. Sabe-se que para uma empresa prosperar deve cumprir a legislação existente, para que se alcancem essas metas obviamente o gestor tem que ter uma visão mais ampla objetivando a preservação do meio ambiente e garantir os direitos dos seus colaboradores bem como seguir a legislação empresarial. Espera-se que ao final este projeto alcance seu intento, através da ligação teórico-prática.

O estudo foi feito na empresa chamada Peruzzo. Empresa familiar que atua no ramo de supermercados com 21 lojas no Estado do Rio grande do Sul.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

Na empresa estudada os resíduos sólidos são separados em lixo seco e orgânico. O lixo seco é ainda separado em vidro, metal, papel e plástico. Este resíduo seco é entregue aos catadores que fazem a coleta seletiva na cidade. O material orgânico que sai do hortifruti é reaproveitado, por exemplo, após se feito o suco de frutas a casca é reaproveitada para fazer bolos, doces, a casca de legumes fazem frutas, etc.

O restante dos alimentos e outros materiais são depositados em lixeiras identificadas conforme as normas internacionais, por exemplo: orgânica, reciclável, vidro, metal, papel e plásticos, que estão localizados na parte externa de cada setor, sendo as responsáveis pela coleta os funcionários encarregados da limpeza, sendo colocado em lixeiras para o serviço de coleta urbana fazer o recolhimento.

Empresa estudada realiza ainda a separação de resíduos sólidos, disponibilizando pontos de coletas para baterias e pilhas para a comunidade. No hortifruti, as sobras de frutas e vegetais são doados para serem utilizados como adubo na agricultura familiar. O papelão e o restante são recolhidos por empresa que realiza a coleta seletiva.

Como matéria prima a empresa usa diferentes produtos comprados das indústrias, no açougue a carne chega já cortada, pronta para a venda. Também na área do açougue é feita limpeza diária e descongelamento e limpeza dos balcões frigoríficos também são realizadas. Ao mesmo tempo a empresa não realiza nenhum tipo de tratamento de efluentes, não existe sistema de fim de tubo e nenhum tratamento que reduza poluição, os efluentes são lançados direto na rede pública de esgoto, que hoje ainda é rede mista.  Tratamento de efluentes no município existe em alguns bairros de forma descentralizada, nos locais onde tem os mercados não tem nenhum tipo de tratamento. Também não apresenta nenhum programa de produção mais limpa.

Os materiais que vem da indústria chegam em caixas de papelões, plástico e palets. Os papelões e plásticos são recolhidas por empresa que trabalha na área de coleta seletiva e os palets são devolvidos para as transportadoras. O restante de resíduo sólido produzido é retirado pela coleta municipal.

Para o desenvolvimento das atividades necessitam de uso da energia elétrica que é minimizado pela colocação de clarabóias.

No final ainda disponibilizam sacolas plásticas aos clientes, o que aumenta ainda mais o resíduo gerado pela empresa, a sacola usada e biodegradável e às vezes vem com dicas de economia impressa na sacola. Não existe um incentivo para que o consumidor utilize caixas de papelões e nem sacolas reutilizáveis, embora tenha para vender estas sacolas nos mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (302.8 Kb)   docx (223.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com