O PROBLEMA NO FOCO MASP
Tese: O PROBLEMA NO FOCO MASP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: and0508 • 30/3/2014 • Tese • 2.031 Palavras (9 Páginas) • 567 Visualizações
INTRODUÇÃO
O cenário atual das empresas enfatiza o melhoramento contínuo e a padronização dos processos como um diferencial competitivo na solução dos problemas e para isso os MÉTODOS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) direcionam a implementação de melhorias.
PROBLEMA NO FOCO DOS MASP
-Problema é o resultado indesejável de um trabalho;
-Todas as organizações e empresas possuem problemas que privam de obter melhor qualidade e produtividade de seus produtos e serviços;
-Os problemas geram perdas e afetam a sobrevivência da empresa;
-Não existem culpados para os problemas da empresa, existem causas;
-A maior parte dos problemas é gerada pelo próprio sistema.
SINTOMAS DA EXISTÊNCIA DE PROBLEMAS:
- Baixa produtividade;
- Baixa qualidade dos produtos e serviços;
- Menor posição competitiva no mercado;
- Número elevado de acidentes;
- Desperdícios em geral;
- Número elevado de horas de máquina parada;
- Pessoal desmotivado ;
- Etc.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADA NO CICLO PDCA E DMAIC
As ferramentas da qualidade surgiram a partir 1950, com embasamento em julgamentos e práticas existentes e contribuem para a manutenção e melhoria dos processos. Há que se ressaltar que essas ferramentas da qualidade colaboram para a melhoria dos processos, visando o aperfeiçoamento contínuo, isso sob a ótica de Marshall Junior et al(2006).
De acordo com este a discussão entre os especialistas e usuários apareceram das disposições sobre o formato de incorporar e usar algumas ferramentas de controle e/ou de planejamento. Nesse contexto, é importante destacar que algumas ferramentas são utilizadas com menor assiduidade e outras são aplicáveis em determinadas atividades.
Ferramentas da Qualidade
Diagrama de causa efeito ou Diagrama de Ishikawa : Identificar a semelhança entre o resultado e todas as causas de um problema.
Gráfico de Pareto Favorecer: a identificação, a medição e a prioridade dos problemas mais constante de um processo.
Fluxogramas: Proporcionar uma descrição de fácil visualização das sequências das etapas do processo por meio de gráfico de barras.
Carta de Controle: Acompanhar a variabilidade por meio da medição e o tempo do processo e é um gráfico.
Folha de Verificação: Numerar as constantes ocorrências de um processo produtivo, em um determinado período de tempo.
Histogramas: Colaborar por meio da união dos dados, a medição e tornar visível a flexibilidade de um determinado processo e é representado por um gráfico.
Diagrama de Dispersão: Fornecer dados estatísticos das variáveis dependentes e independentes de um processo produtivo.
Matriz de GUT: Representar os problemas ou riscos potenciais por meio das prioridades, visando diminuir os efeitos.
Brainstorming: Detalhar as percepções em relação a um determinado assunto, buscando assim diferentes opiniões a partir da criatividade coletiva.
5W2H: Representar e unificar os processos, na organização de planos de ação e na afirmação de métodos adjuntos aos indicadores, sendo assim de cunho gerencial
5’S : Colaborar na modificação comportamental dos colaboradores, a fim de ter um senso de organização conservando o ambiente agradável e abolindo os desperdícios.
- CICLO DO MASP (SLIDE)
- INTRODUÇÃO
- MASP se baseia na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem fatos previamente levantados e que comprovadamente causem problemas.
Nós iremos abordar as fases dos ciclos PDCA (Planejamento, Execução, Verificação, Ação) e DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar) como resultado de um processo de melhoria contínua e na solução de problemas, integrando as ferramentas da qualidade, de forma a garantir o sucesso na empresa. Os resultados adquiridos partiram do uso das ferramentas da qualidade e da padronização dos processos que indicam um crescimento no processo produtivo e no potencial de mercado.
- SEIS SIGMA:
“Sigma” é um termo estatístico que mede o desvio
em relação a um valor determinado.
O 6 Sigma como uma Filosofia
• Desperdiça menos de 10% das vendas em custo de falhas;
• Produz 3,4 defeitos por milhão de oportunidades;
• Confia na Capacidade de processo que NÃO produz defeitos;
• Sabe que a companhia de alta qualidade também é a companhia de baixos custos;
• Tem uma metodologia para coletar e analisar as informações;
• Acredita que 99% é inaceitável!
DMAIC
Para Aguiar (2006), o método DMAIC foi desenvolvido com apoio do PDCA e adota dimensão distinta, dependendo do seu uso.
Carvalho et al (2005), enfatiza que o programa DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar), propor-se ao aprimoramento dos processos por meio da escolha destes e do melhoramento das pessoas a serem orientadas para alcançar os resultados tracejados. O DMAIC, conhecido por aprimoramento de processo, passa por cinco fases conforme apresentadas abaixo:
1ª Fase: Define (definir) – Nesta fase são determinadas as condições dos clientes, por meio do CTQ - Características Críticas da Qualidade. Desse modo, o “olhar” dos clientes é importante para a empresa, visto que os requisitos solicitados pelos mesmos serão atendidos a fim de
...