O PROBLEMA / SOLUÇÃO PROPOSTA PELO PROJETO
Por: Karina Brostel • 1/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.729 Palavras (11 Páginas) • 83 Visualizações
PROBLEMA / SOLUÇÃO PROPOSTA PELO PROJETO
“Partindo da observação em uma empresa de fibra de vidro e levando em consideração a implantação do programa 5s, a presente pesquisa reúne várias ponderações no intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: qual importância da implantação do programa 5s na pontencialização e melhoria da produtividade enfocando em uma empresa de fibra de vidro?
Qual definição do programa 5S?
Quais os cinco passos integrados, que buscam fortalecer o programa 5s?
O quão importante o programa 5s é para a Segurança do Trabalho?
Quais benefícios são previstos com a implantação do programa?
4. HIPÓTESES OU PRESSUPOSTOS
Para DEMING (2003), a qualidade é definida de acordo com as exigências e necessidades dos consumidores. Como estas sempre mudam, as especificações de qualidade devem sempre ser alteradas. E para FEIGENBAUM (1994) seria “O conjunto de todas as características de um produto, desde o Marketing até a Assistência Técnica, que determina o grau de satisfação do cliente”.
De acordo com CAMPOS (1992) um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.
Segundo a NBR ISO 8402, qualidade é representada pela “totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”. Vários conceitos sobre qualidade são observados por diversos autores, mas em comum definimos o quão importante é essa ferramenta.
Avaliando a evolução da qualidade ao longo dos anos, desde seu surgimento com o Taylorismo e após a II Guerra Mundial, onde o Japão encontrava-se em situação complexa, essa ferramenta tem sido vista como uma forma de melhoria, foco na gestão e superação das expectativas dos clientes. Com o surgimento das normas da ISO com o controle da qualidade, a aplicabilidade de inúmeras metodologias com vistas a entregar o melhor produto ou serviço.
Dentre essas ferramentas, destaca-se o programa 5s de origem japonesa criada pelo Dr. Karou Ishikawa, no final da décade de 1960, como parte do esforço para reconstruir o país após a guerra. No Brasil, a ferramenta surgiu em 1991, através da Fundação Christiano Ottoni. Segundo MARSHALL (2005), existem, atualmente, diversas versões e contribuições à filosofia original, mediante o acréscimo de outros S e interpretações diversas, que, porém, mantêm a coerência com os princípios básicos.
De acordo com SILVA (2006), definimos o programa 5S com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o ambiente de qualidade. O programa é constituído por cinco palavras japonesas que se iniciam com “S” que são Seiri (seleção), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). Um programa que visa mudar a maneira de pensar das pessoas direcionando para um melhor comportamento para toda vida.
Resumidamente passaremos a definição de cada passo integrado para fortalecer o programa 5s, os cinco sensos são interligados como um ciclo, ou seja, para a implantação do próximo senso é necessário que o anterior esteja concluído:
[pic 1]
Figura 1: Os 5 Sensos.
4.1 O Senso de Seleção (SEIRI)
De acordo com MENDONÇA (2003), ter senso de seleção significa identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, dados e informações necessárias ou não.
[pic 2]
Figura 2: Exemplo Área de Descarte.
4.2 O senso da Organização (SEITON)
Segundo Santos, Schmidt, Godoy e Pereira (2006), define os locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor os materiais, ferramentas, equipamentos e utensílios, visando a organização pessoal, onde todos devem reservar um tempo para planejar o dia de trabalho e otimizar tempo.
[pic 3]
Figura 3: Exemplo Área de Descarte.
4.3 O senso de Limpeza (SEISO)
Num conceito ainda mais amplo, ter senso de limpeza pode significar também, e demonstrar honestidade ao expressar ideias, ser transparente, sem segundas intenções com os amigos, com a família e com os subordinantes e subordinados em geral (MENDONÇA, 2003).
[pic 4]
Figura 4: Exemplo Senso de Limpeza.
4.4 Senso da Padronização (SEIKETSU)
É o quarto estágio do método 5s japonês, com o objetivo de estabelecer padrões nas metodologias de trabalho relacionadas às três primeiras. SEIKETSU é de conscientizar as pessoas de que o ambiente de trabalho deve sempre estar favorável á saúde e higiene. Hábitos como não fazer o que é prejudicial; não estabelecer condições mínimas de asseio, define o que é o SEIKETSU. (CAMPOS.R, et al 2011).
O Seiketsu visa a melhoria da qualidade de vida, criando condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional, a partir de práticas de higiene. O senso de higiene reforça a necessidade de uma mudança comportamental. É chegado o momento de organizar as suas atividades diárias: dedique um tempo só para você, um tempo para a família e os amigos e um tempo para organizar as idéias, os planos pessoais e os objetivos de vida (JORDAN, 2018).
4.5 Senso da disciplina (SEIKETSU)
Disciplina requer a consciência e um constante aperfeiçoamento de todos no ambiente de trabalho. "Quando, sem a necessidade de estrito controle externo, a pessoa segue os padrões técnicos, éticos e morais da organização onde trabalha, ter-se-á atingido esse senso" (SILVA, 1994, p. 15, apud VIVAN; FRIES; ZANOTELLI, 1998, p. 4).
4.6 Benefícios da metodologia 5S para segurança do trabalho
Desde o início da revolução industrial, a produção e a segurança começaram a desempenhar um papel importante na vida dos trabalhadores. Quando o trabalho manual é substituído por máquinas, os riscos inerentes à atividade são ampliados. Condições de trabalho duras, condições de trabalho precárias e exploração do trabalho infantil (EAD SENAC, 2019). Por meio da inovação tecnológica, os métodos de produção sofreram uma mudança fundamental, agilizando o processo produtivo e substituindo a mão de obra humana por maquinário pesado. Os resultados da Revolução Industrial aceleraram a produção de bens que não eram mais produzidos em pequena escala, muitas vezes feitos sob encomenda, utilizando ferramentas simples e flexíveis, caras, produção em massa, padronização de produtos, A necessidade de fornecer aos consumidores equipamentos de fabricação de baixo custo. O sistema de produção da Revolução Industrial parecia funcionar por um tempo, no entanto, à medida que as máquinas evoluíram, as demandas dos consumidores também evoluíram, então os consumidores começaram a exigir mais opções e produtos de alta qualidade, baixo custo, o que obriga a indústria a encontrar formas de atender às novas demandas do mercado na manufatura enxuta (Fernandes, 2019).
...