O PROCESSO DE AUDITORIAS AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA DE MELHORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO
Por: Matildebraganca • 18/6/2015 • Monografia • 2.338 Palavras (10 Páginas) • 343 Visualizações
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS[pic 1]
MATILDE MARIA BRAGANÇA REIS ALMEIDA
O PROCESSO DE AUDITORIAS AMBIENTAIS COMO
FERRAMENTA DE MELHORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO
MARIANA
2011
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS[pic 2]
MATILDE MARIA BRAGANÇA REIS ALMEIDA
O PROCESSO DE AUDITORIAS AMBIENTAIS COMO
FERRAMENTA DE MELHORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO
Artigo Científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Ambiental
MARIANA
2011
O PROCESSO DE AUDITORIAS AMBIENTAIS COMO
FERRAMENTA DE MELHORIAS DE SISTEMAS DE GESTÃO
Matilde Maria Bragança Reis Almeida[1]
RESUMO
As Auditorias Ambientais se apresentam como ferramentas essenciais numa Gestão Ambiental, norteando verificações, avaliações e ações corretivas e/ou preventivas que levam a consequentes melhorias em todo o sistema. A execução de Auditorias Ambientais, auxiliam na implementação e também na manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental - SGA. Os resultados, na prática demonstram que elas não se destinam apenas a conferir conformidades, mas utilizadas de forma eficaz também na análise de aspectos e consequentes impactos ambientais, investigação sistemática de problemas ambientais, no atendimento de conformidades legais, na redução de custos ambientais, na prevenção e/ou eliminação de problemas atuais e futuros, levando-se a eliminar ou minimizar impactos ambientais associados. Importante ressaltar a importância das auditorias também na prevenção de passivos ambientais. Enfim, as Auditorias Ambientais se configuram como eficaz instrumento de gestão ambiental, no amplo conceito de melhoria contínua. Um Sistema de Gestão Ambiental contempla em seu escopo Auditorias Ambientais e tem efetivamente uma gestão sobre controle.
Palavras-chave: Impacto Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental - SGA, Auditoria Ambiental, Melhoria Contínua, NBR ISO.
Introdução
A atual situação do mercado leva as organizações a adotarem um modelo de gestão sustentável e uma busca constante pela melhoria de seus respectivos processos para
atendimento a legislação e controle (minimização/eliminação) de impactos ambientais associados a suas atividades.
Na grande maioria das vezes, o Meio Ambiente é impactado para atendimento de produção das organizações (sobrevivência - interesses financeiros de uma organização), podendo levar a um desequilíbrio de proporções diversas ou até mesmo irremediáveis. A esse tipo de situação, há além das inevitáveis agressões ao Meio Ambiente e suas consequências, também legislações a serem respeitadas e cumpridas. Cabe a uma eficaz Gestão Ambiental “orquestrar” as atividades para que os impactos ambientais sejam controlados, minimizados ou eliminados.
As diversas e possíveis ações podem variar entre técnicas de processos inovadas e/ou aprimoradas, matéria prima mais adequada, mão de obra melhor qualificada e, sobretudo controle efetivo do processo como um todo, medindo e comparando resultados. Enfim, Gestão Ambiental é responsabilidade, conscientização, atenção a custos e mobilização na busca de Qualidade Ambiental.
Para tal, se faz necessária a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA, onde é possível controlar e melhorar sempre, reduzindo/eliminando os impactos ambientais associados, mantendo produtividade e consequente lucratividade da organização.
As orientações básicas para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental encontram-se na NBR ISO 14001:2004 (International Organization for Standardization) e demais da mesma série.
Importante lembrar que a simples implementação não garante a total eliminação dos impactos ambientais ou resolução de todos os problemas da organização. O Sistema de Gestão Ambiental é um “meio” sendo necessário um processo contínuo de acompanhamento e manutenção, através de análises, avaliações e revisões dos procedimentos e rotinas, identificando-se as oportunidades de constantes melhorias (aplicação do ciclo PDCA).
Desta forma, há uma diretriz estabelecendo que a conformidade entre o Sistema de Gestão Ambiental e os requisitos constantes no mesmo, seja confirmada através de Auditorias Ambientais, conforme preconizado na NBR ISO 19011:2002.
As Auditorias Ambientais são ferramentas importantíssimas que permitem verificação e avaliação do Sistema de Gestão Ambiental de uma organização e tornaram-se mais conhecidas a partir da publicação e aplicação das normas ISO, embora no Brasil já houvesse outras leis que se aplicavam aos processos de auditorias (Espírito Santo - Lei N.º 4.802/93, Minas Gerais - Lei N.º 10.627/92, Rio de Janeiro - Lei N.º 1.898/91).
Assim, esse estudo objetiva salientar a função e a operacionalização das Auditorias Ambientais, especificamente no processo de implementação e melhoria do Sistema de Gestão Ambiental.
Uma pesquisa bibliográfica sobre o Sistema de Gestão Ambiental e Auditorias Ambientais foi realizada para complementar a experiência vivida nesta área durante oito anos de atividades profissionais em empresa mineradora de grande porte, em Minas Gerais. Também é ressaltada a constante e fundamental compreensão da NBR ISO 19011:2002, base para compreensão do tema estudado.
Reflexões e conclusões sobre o tema foram feitas no desenvolver do trabalho, onde se pode concluir que uma eficaz Gestão Ambiental dever ser preocupação constante de toda organização e meta da Alta Administração de empresas que tem atividades que interferem diretamente no meio ambiente.
Desenvolvimento
É inegável a situação de cobrança por postura consciente, responsável e comprometida com a Qualidade Ambiental que as organizações vivem na atualidade. Esta situação leva a uma gestão e planejamento em consonância com todas as partes interessadas, ressaltando-se demandas de órgãos reguladores e fiscalizadores, mercado, e entidades financiadoras, como bancos e seguradoras.
...