O Papel Do Pedagogo
Dissertações: O Papel Do Pedagogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Geyssik • 12/7/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
Análise final de curso sobre: “O papel do pedagogo”
Num mundo onde o conhecimento a todo o momento assume novas configurações, o pedagogo é um profissional, que a cada dia vem se tornado mais necessário e esta é uma área que cada vez se torna mais abrangente.
Digamos que hoje o pedagogo venha contribuir na organização do espaço pedagógico. Ele é um educador, que trabalha em diversas áreas educativas, que possui intenção política, e que desenvolve um trabalho para transformar um espaço de relações em um espaço ricos em trocas, produções, conquistas e construções coletivas.
Dentro da escola, o pedagogo age na transformação do aluno e equipe. É ele que faz a ligação entre os profissionais e os educandos. Cabe ao pedagogo, exercer esse papel, fazendo com que os alunos sejam preparados para serem cidadãos coerentes e saibam resolver os problemas que forem a eles destinados. A nosso ver, o pedagogo transforma as relações e situações comuns em situações de aprendizagem, detecta erros e formula estratégias para melhor aprendizado. Dentre as funções que o pedagogo dentro da escola pode exercer está ajudar na capacitação dos educadores, construção de planejamento curricular atualizado, democrático e flexível, de um projeto político-pedagógico eficiente e eficaz que esteja inserido em seu real contexto social, integração e comprometimento social e econômico de todos os envolvidos na comunidade escolar, orientação na elaboração de um planejamento coerente, construção e análise de uma avaliação pertinente.
Fora da escola, este profissional também exerce funções liga das à educação, já que, o pedagogo é um especialista educacional. Pode-se perceber a presença deste profissional em diferentes âmbitos ligadas a áreas humanas. A pedagogia hospitalar, que garante o direito de crianças e jovens ao acesso a educação; dentro de empresas, onde existem relações de ensino-aprendizagem e recrutamento; e como nova perspectiva, um novo ambiente de aprendizagem aparece: o ambiente virtual, onde o pedagogo como único especialista pode interferir, construir, modificar.
Com tantas possibilidades, podemos enxergar essas funções como desafio. Participar de um processo tão importante na vida de um cidadão é muito prazeroso. O pedagogo, além de vontade deve ter sensibilidade em diagnosticar em resolver problemas comuns ligadas aos ambientes educacionais. Depois de diagnosticar, ele deve buscar soluções e avaliar ações. O importante é que nunca se deve desistir de um desafio diante de derrotas e conflitos, deve-se superá-los e buscar alternativas através da troca de experiências, sabendo, é necessário motivação e percebendo a abertura que temos e a necessidade que o mercado tem demonstrado nesta a área.
...