O Papel das Funções Cognitivas, Conativas e Executivas na Aprendizagem
Por: Cristianevp • 26/9/2020 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 730 Visualizações
Resenha: Papel das Funções Cognitivas, Conativas e Executivas na Aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica
Vítor Fonseca
Durante a aprendizagem acontece uma transformação neuronais, onde muitos neurônios interagem controlando-se dinamicamente, e é muito importante compreender como o cérebro funciona para que haja o ensino-aprendizagem é este ensino tenha sucesso, uma vez que isso acontece somente na espécie humana, segundo Vigostky,Tomasello, Brodova, e Leong, tendo em vista que a capacidade de aprendizagem está inerente à varias espécies como aves e mamíferos. Portanto a espécie humana é a única que ensina de forma sistemática e intencional.
Os fundamentos neuropsicopedagógicos são essenciais, pois é onde se conhece as formações cognitivas e executivas na aprendizagem e suas funções.
A Neuropsicopedagogia abre novos horizontes no que diz respeito à estudos de desenvolvimento e definições do cérebro, atuando sobre os processos psicogenético da aprendizagem e do ensino, abrindo assim caminho para novos estilos de ensino e aprendizagem, como é o caso da arte.
É de extrema importância conhecer como acontece a funcionalidade do cérebro, pois isso facilitará a linha de ensino do professor para que o aluno tenha um melhor desenvolvimento em sua aprendizagem.
Através dos inúmeros neurônios que estão interconectados por sinapses mais potentes, há uma melhor performance da aprendizagem. É para que essa aprendizagem seja mais eficaz é necessário que a Tríade Funcional de aprendizagem humana (Funções Conativas, Funções Cognitivas e Funções Executivas) trabalhem em perfeita harmonia.
Na verdade é aprender a aprender, praticando, treinando e aperfeiçoando essas funções e assim alcançar a chave do sucesso escolar e sucesso da vida!
Instituto Sinapses
Pós graduação em Psicopedagogia
Aluna:Cristiane Vieira Pereira
...