O Pensamento Social
Por: camilaa990099 • 27/11/2018 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
Definição 1
Para Everardo Duarte Nunes Saúde Coletiva é a junção do estudo da epidemiologia, com as ciências humanas trazendo dimensões de ética vindo de um movimento social que introduziu um conjunto de condições políticas na saúde. Com o objetivo de investigar, compreender e interpretar os determinantes das doenças e da organização social dos serviços de saúde, impondo a prática da medicina social para o coletivo.
A Saúde Coletiva tem um âmbito de construir um conhecimento amplo da saúde voltado para enfrentar a diversidade, problemas sociais e ter uma reflexão critica do social e coletivo. O coletivo se impõem tanto para a prática como de prevenção, sendo dinâmico.
Definição 2
Para Jairnilson S. Paim e Naomar de Almeida Filho a Saúde Coletiva é um campo cientifico que estuda do fenômeno saúde/doença em populações; investiga a produção e distribuição das doenças na sociedade; analisa as práticas de saúde com as demais práticas sociais; procura compreender, enfim, as formas com que a sociedade identifica suas necessidades e problemas de saúde, busca sua explicação e se organiza para enfrentá-los.Nessa perspectiva, a saúde coletiva pode ser considerada como um campo de conhecimento cujas disciplinas básicas são a epidemiologia, o planejamento/administração de saúde e as ciências sociais em saúde.
O estudo em Saúde Coletiva requer um pensamento critico sobre o estado sanitário da população, a natureza das políticas de saúde, a relação entre os processos de trabalho e doenças e agravos, bem como as intervenções de grupos e classes sociais sobre a questão sanitária. Desta forma a Saúde Coletiva abrange tanto a ação do Estado quanto o compromisso da sociedade para a produção de ambientes e populações saudáveis, através de atividades profissionais gerais e especializadas.
Definição 3
Para Amélia Cohn a Reforma Sanitária brasileira resultou na formação de novas perspectivas sobre a saúde na área da Medicina Social, associando o contexto histórico e as percepções das questões relativas á saúde a Medicina Social passa a ser denominada Saúde Coletiva, surgindo vários desafios e exigindo um novo olhar sobre planejamentos de práticas de saúde voltadas para o coletivo.
Afim de
Definição 4
Para Denise Elisabeth de Campos Badan; Vânia Cristina Marcelo e Dais Gonçalves Rocha muitos profissionais na área de saúde não valorizam a saúde coletiva, mas a saúde vem exigindo cada vez mais dos profissionais, desta forma o curso de graduação em Saúde Coletiva é de estrema importância para a compreensão não apenas da situação do momento, mas o reconhecimento, contextualização de aspectos que levaram o acontecimento associados com a iniciativa de transformação e melhoria. Englobando saberes e práticas relacionados ao campo da saúde, envolvendo desde organizações que prestam assistência à saúde da população até instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil.
A reflexão de transformações na forma de se oferecer saúde, a necessidade de pensar, de forma integrada e contextualizada, a melhor forma de promover a saúde para todos, são características o curso de Saúde Coletiva que devem ser aplicadas par todos os cursos de saúde, proporcionando a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes que executa o exercício de cidadania, possibilitando a construção de um profissional mais humano.
Definição 5
Referência
NUNES, Everardo Duarte. Saúde coletiva: história de uma idéia e de um conceito.Saude soc., São Paulo , v. 3, n. 2, p. 5-21, 1994 . Disponível em
...