QUADRO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DOS EDUCADORES MUSICAIS
Por: Gabriel.simoes • 11/4/2018 • Trabalho acadêmico • 667 Palavras (3 Páginas) • 806 Visualizações
Quadro Comparativo da Metodologia de Ensino dos Educadores | |||
Educadores | Émile Jaques-Dalcroze | Zoltán Kodály | Edgar Willems |
Nacionalidade/ Período | Suíça, 1865-1950 | Hungria, 1882-1967 | Suíça, 1890-1978 |
Conceitos básicos de cada educador musical | Apresentou uma proposta de educação musical que relaciona a música ao movimento corporal. Para o desenvolvimento dessa perspectiva, Dalcroze propôs diversos caminhos metodológicos com o objetivo de estimular “o desenvolvimento global da pessoa na física, intelectual e social. Ritmo, solfejo e improvisação fazem parte das proposições de Dalcroze para o desenvolvimento musical de crianças jovens e adultos. | Idealizou e desenvolveu uma proposta de educação musical que é dirigida para todas as pessoas. A prática em grupo, o treinamento auditivo e o solfejo são atividades centrais para esta metodologia. A música folclórica húngara foi pesquisada e integrada ao método, que pode ser aplicado a diferentes experiências culturais em educação musical. A experiência musical antes da teoria, criatividade, movimentos corporais, desenvolvimento intelectual e emocional, são elementos que também pertence a abordagem proposta por Kodály. | Willems desenvolveu uma proposta de ensino de música para todas as crianças a partir de 3 anos de idade. Para ele, “a escuta é a base da musicalidade” e o estudo da audição foi um dos pontos fundamentais abordados em sua proposta. A busca por bases psicológicas para a educação musical marcou a trajetória de Willems como educador musical. Em seus estudos procurou estabelecer relações entre som e a natureza humana a partir dos aspectos: sensorial, afetivo e mental. |
As diferenças dos métodos de ensino | Usava diversos métodos de ensino para desenvolver e relacionar a música aos movimentos corporal na física, intelectual e social. Em que utilizava os instrumentos musicais principais para desenvolver esses ensinos são: a improvisação o ritmo e solfejo. | Usava sua ideologia e desenvoltura que era aplicada para todas as pessoas. Visando a pratica em grupo com os principais instrumentos musicais que são: o solfejo e o treinamento auditivo para a sua metodologia de ensino. Com isso trouxeram uma experiência musical para sua teoria a criatividade, o desenvolvimento de movimentos corporais, desenvolvimento intelectual e emocional. | Usava a proposta de ensino da música principalmente voltada para as crianças em que ele dizia “a escuta é a base da musicalidade”, os estudos de audição foi um dos fundamentais métodos utilizado por ele. Na qual Willems obteve um marco na sua história ao buscar as bases psicológicas para a educação musical. Nos estudos relacionou entre o som e ser humano os aspectos sensorial, afetivo e mental. |
Aplicabilidade dos ensinos dos educadores, influência e aplicação de tais pedagogias nos dias de hoje | A aplicação das pedagogias de ensino nos dias de hoje com base as metodologias de ensino da música e educação musical, os conservatórios e escolas de músicas utilizam essas metodologias dos educadores do passado. O ritmo é a chave de um ensino vivo, juntamente o solfejo; dois instrumentos musicais usados por Dalcroze que tem essa aplicabilidade de ensino nos tempos atuais. A música por sua vez para ser desenvolvida ou tocada, etc. ela precisa de sentimento, a criatividade para desenvolver, através dos movimentos corporais em que passam uma segurança, ao ser exposta mexendo com o emocional e o intelectual de quem aprende e de quem ouve, métodos utilizados no passado por Kodály, que nos dias de hoje as instituições musicais de ensino pregam e aplicam aos alunos. Nos dias de hoje o método de ensino pregado por Willems voltado para as crianças, os conservatórios desenvolvem extensas atividades dinâmicas que exigem das crianças a escuta, que através da audição obtém o sucesso da musicalidade desenvolvendo desde pequeno a sensibilidade dos ouvidos, trabalhando o afeto ao expor e desenvoltura mental, ou seja, tudo isso através da audição para a relação da música. |
...