O Processo Ensino Aprendizagem Atual
Por: Luiza Cristina • 1/12/2022 • Trabalho acadêmico • 628 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
O processo ensino aprendizagem atual está passando por processos de inovações e transformações, e que nos leva a procurar uma atualização para aprendermos a utilizar os recursos neste novo cenário e melhorar a qualidade de ensino e formar alunos cidadãos conforme a política educacional do nosso país.
Na época atual os alunos que já nasceram em ambientes com muita tecnologia são considerados por alguns como “nativos digitais” (PRENSKY, 2001).
Biologia é a ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, compreendendo o funcionamento dos organismos vivos, os seres vivos, as relações dos seres com o meio e seu processo de evolutivo. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas desde como Biologia Celular, Ecologia, Paleontologia, Anatomia, Fisiologia e Evolução.
Logo, o professor é um agente de transformação individual e coletivo e tem o papel fundamental no processo de formar cidadãos mais reflexivos, éticos e atualizados.
Diante o exposto, ensinar biologia não é uma tarefa simples, é notório que em sala de aula há desinteresse dos alunos, devido a esse processo de transformações tecnológica “na palma da mão” e “a qualquer hora”, onde qualquer informação é acessada por meio de buscadores virtuais onde nem se é necessário mais o digitar, apensas o comando voz é solicitado logo o assunto surge em centenas de artigos, livros, fotos, vídeos e tutoriais de ensino. É a partir dessa condição que nós os professores temos que atualizar em utilizar novos métodos, onde engloba diversas medidas que devem ser tomadas ou evitadas para que o aprendizado do aluno realmente aconteça. Ponderar e moderar o uso da internet e celulares e tabletes é necessária. O professor deve além de planejar suas aulas e utilizar-se de outros recursos que a escola oferece, e que se adeque as necessidades dos alunos, a melhor maneira de aplicar um conteúdo, o melhor método e técnica a ser usada. Perceber o contexto social, econômico também é importante para que seu conteúdo e exemplos sejam presentes na realidade do processo ensino aprendizagem. Cabe ao educador um bom senso na hora de sua avaliação, a moderação e controle e atualização focada da tecnologia para fugir da mecanização do ensino.
Odyr e Longo (2018) destacam a relevância das atividades experimentais e práticas investigativas como metodologias a serem utilizadas, com o propósito de estimular nos educandos o interesse pelas ciências da natureza através do método científico.
Apesar as atividades práticas e de campo não serem uma proposta pedagógica nova, nas escolas iniciou se há mais de cem anos sob a influência do que era realizado nas universidades, pois se observava que os discentes tinham a teoria, no entanto não sabiam como utilizá-la. (PINHEIRO, 2022).
Diante dos problemas apresentados um, dos principais desafios em escolas públicas é a falta de recursos, livros didáticos, sala de laboratório, laboratórios de informática defasado ou sem funcionamento, outros materiais escassos ou inexistentes. É possível serem realizadas em outros espaços da escola, bem como o uso de materiais alternativos ou encontrados no cotidiano, atentando nos que nesta pratica proporcionem discussões, interpretações e se conciliem com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Em síntese, as atividades
...