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O Projeto Cinema na Escola

Por:   •  27/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

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Cristiano Luis Pereira Assis

Danilo Patrick Mascarenhas Benedictis

Dianayara dos Santos Cirne

Elivan Araujo de Oliveira

Erbson Cardoso Silva

Etelvino Souza de Andrade

PROJETO CONTÍNUO:

CINEMA NA ESCOLA

Mini-projeto apresentado ao Curso Atualizações em Práticas

Pedagógicas oferecido pela Universidade de Brasília (UNB).

VITÓRIA DA CONQUISTA,

ABRIL DE 2013.

SUMÁRIO

1 – Justificativa........................................................................................................03

2 – Objetivos.............................................................................................................05

3 – Grupo de Trabalho.............................................................................................05

4 – Público Alvo......................................................................................................06

5 – Materiais e Métodos..........................................................................................06

6 – Avaliação............................................................................................................08

7 – Cronograma......................................................................................................09

8 – Bibliografia..........................................................................................................10

  1. JUSTIFICATIVA

Segundo Pasolini (1990), o nosso olhar frente à realidade da vida se modificou, consideravelmente, após o surgimento do cinema. Nós olhávamos para as nossas vidas da mesma maneira que um inexperiente ouvinte de um concerto que ao ouvir a orquestra executando uma sinfonia não consegue perceber as diversas melodias que a compõem. Conseguimos perceber apenas a melodia principal, enquanto as demais se embaraçam num ruído geral. Excepcionalmente, somente os que conseguem distinguir a disposição dos contrapontos de cada parte da partitura é que conseguem apreender e contemplar a música. Sendo assim que concebemos a vida: só percebemos a melodia principal, entretanto, um bom filme nos revela as partes mais ocultas de nossa vida polifônica, além de nos ensinar a perceber os custosos pormenores visuais da vida, da mesma maneira que uma pessoa decodifica uma partitura orquestral.

Um filme não é feito apenas por aquilo que vemos na tela e ouvimos nas caixas de som, ele vai além desta percepção. Ele se constitui, também, por tudo o que os cortes que transportam o olhar da platéia de uma para outra cena evocam. As lacunas entre os planos supõem um desaparecimento temporal abrindo espaço para a fantasia do espectador. Por isso, provavelmente, o processo da edição do filme chama-se de “específico fílmico”, ou seja, aquilo que torna o cinema, cinema. Demonstra o cerne da linguagem cinematográfica e distingue o cinema da realidade da qual se destaca e se separa.

Pasolini (1990), afirma ainda que a realidade seria um plano-sequência infinito e o filme, ao contrário, um plano-sequência finito; começa, desenvolve e termina. O filme é feito de tudo o que se oferece à visão e, igualmente, do que não será visto. Algumas coisas serão apenas sugeridas e irão compor os vazios, os intervalos que, no cinema, são tão significativos quanto o que as imagens e sons explicitam. É nesse intervalo que os sentidos conversam: o sentido do filme que o diretor quis expressar e o sentido acrescido de quem vê. Assim, posso dizer também que o filme é sempre uma obra aberta. Não se presta a uma única interpretação. Pode ser visto de várias maneiras, tudo fica a depender do contexto, da capacidade, do interesse, das expectativas de quem vê.

O cinema cria uma linguagem específica, portanto, uma inteligibilidade peculiar. Assim, o filme – imagem e som – chega ao ambiente escolar como ilustração, anexo, acessório do texto que, ainda, é o mais forte referencial para a escola, mesmo com todo o vigor que a linguagem audiovisual adquiriu na sociedade contemporânea.

O cinema com o seu aparato tecnológico apropriado para documentar, encenar e narrar histórias, construiu uma nova maneira de olhar para o mundo e, com isso, estabeleceu uma forma peculiar de inteligibilidade e conhecimento. Contudo, esta inteligibilidade e conhecimento produzido pelo filme não é um fim em si mesmo, fazendo-se necessário a mediação do professor para conduzir os alunos a fazerem reflexões sobre esta realidade apresentada, para que a partir destas reflexões os alunos possam produzir o seu próprio conhecimento. Assim como os textos escritos precisam de uma leitura crítica, a mesma deve ser feita em relação aos filmes.

É necessário que fique claro aos alunos que a realidade apresentada nos filmes, como todas as demais, em certo sentido, também são interpretações da realidade e não constituem em verdade absoluta. Desta maneira, pretendemos produzir nos nossos alunos uma consciência crítica da realidade, dando-lhes mais uma ferramenta que é o recurso áudio-visual, para que eles possam fazer abstrações sobre a realidade que lhes é apresentada, não a abraçando pura e simplesmente, mas interagindo com esta fonte e construindo o seu próprio conhecimento e sua própria visão de mundo. Além de levá-lo a perceber os diversos interesses que regem a sociedade, evitando que eles sejam levados como a areia do mar que fica a mercê das ondas e são arrastadas de um lado para o outro.

Ver filmes e as imagens que eles propõem deve ser um exercício de liberdade, uma fruição. Sem isso, o cinema estará reduzido à mera ilustração de conteúdos curriculares e pouco dirá ao aluno. Cinema é a arte da vida e talvez possa se constituir em um grito que desperte professores e alunos para uma nova visão educativa, na qual os tradicionais e os modernos métodos de ensinar e aprender possam fundir-se em novas possibilidades expressivas. Fazendo com que o aluno tenha prazer em ir a escola e aprender, diminuindo desta maneira a evasão escolar que tem assolado a educação há alguns anos.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVOS GERAIS
  • Compreender o cinema como instrumento na construção de uma visão sobre o real, visando despertar no educando um senso crítico, conduzindo-o a refletir e produzir o seu próprio conhecimento.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  1. Apresentar as potencialidades do cinema como revelação e ocultação da realidade;
  2. Compreender a força da imagem como formadora de um entendimento do mundo;
  3. Perceber a ficção e a realidade dos filmes seja ficcional ou documentário;
  4. Refletir sobre a vida, comparando a realidade em que vivemos a partir da realidade que nos é apresentada pelo cinema;
  5. Produzir um vídeo documentário sobre a história da escola ou da sua comunidade.
  1. GRUPO DE TRABALHO:

Estarão envolvidos neste projeto:

  • Professores da Área de Humanas;
  • Alunos do Ensino Fundamental e Médio, principalmente, os que estão em dependência de alguma disciplina da Área de Humanas e a quantos se interessarem pela arte do cinema;
  • Convidados: professores, pesquisadores, pessoas da comunidade que tenham envolvimento com as temáticas trabalhadas.

  1. PÚBLICO ALVO:

Este projeto se destina aos alunos que estão cursando o Ensino Fundamental e Médio, principalmente, os que se encontram em dependência de alguma disciplina da Área de Humanas. Estes ao invés de assistirem aula, normalmente, junto a outras turmas, terão que cumprir uma carga horária no projeto com suas respectivas responsabilidades, para obtenção de notas das disciplinas devidas.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS:

Os materiais a serem utilizados na realização do projeto são:

  • Sala com computador e impressora;
  • Xerox;
  • Folhas de papel ofício;
  • Cd room;
  • DVD;
  • Multimídia;
  • Caixa de som;
  • Microfone;
  • Cartolina;
  • Filmadora;
  • Dispositivos móveis;
  • Câmera fotográfica.

OBS: Apesar de apresentarmos os materiais que serão utilizados para a realização do projeto, ressaltamos que durante a execução do projeto o mesmo poderá sofrer alterações.

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