O Projeto de Matemática
Por: Ney Dantas • 6/11/2020 • Projeto de pesquisa • 606 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
Tema e Justificativa
A presente pesquisa tem como tema norteador os índices de casos registrados de dengue no Brasil no ano de 2019. Sentindo a necessidade de informar o grande número de casos no Brasil e suas consequências que pode trazer a população a fim de reduzir o número de casos notificados nos próximos anos.
2. Objetivos
Objetivo Geral:
Ressaltar o número de notificações relacionados a dengue no país a fim de conscientizar qual a importância de sua prevenção para reduzir a disseminação da doença.
Objetivos Específicos:
Identificar e classificar o quantitativo de casos notificados de dengue no ano de 2019.
Trazer a reflexão sobre a importância da prevenção da doença.
3. Metodologia
Trata-se de um projeto de pesquisa quantitativa, na qual viabilizar destacar o alto número de casos notificados relacionados a dengue no Brasil no ano de 2019 por região. Este método contribui para as Perspectivas matemáticas e computacionais em saúde quando segue um padrão de excelência quanto ao rigor metodológico que consiste em escolha de um tema através do dados disponibilizados pela plataforma DATASUS. Dentro do site foi acessado a área Informação de Saúde (TABNET), selecionando Epidemiológicas e morbidades, seguindo Doenças e Agravos de notificação - 2007 em diante (SINAN) e selecionando Dengue de 2014 em diante. Filtrando: Brasil por região, UF e município. Linha: região de notificação. Coluna: mês de notificação. Conteúdo: Casos prováveis. Período: ano de 2019.
4.Resultados
Foram estratificados do SINAN as notificações de casos de dengue do ano de 2019 por regiões do Brasil. Nesse primeiro momento pode-se comprovar através da Tabela todos os índices de casos notificados por meses.
Através da tabela foi possível perceber que apesar dos passos largos que tem andado a saúde brasileira desde a criação do Sistema Único de Saúde, a dengue ainda permanece com uma taxa de constatação acima da taxa de prevalência preconizada pela Organização Mundial de Saúde.
Através do gráfico podemos perceber que no período entre janeiro a agosto, a região Sudeste ranquea em 1° lugar os números de casos notificados de dengue no Brasil, sendo esses 1026527 casos, seguido da região Centro-Oeste com 228123 casos, e da região Nordeste com 216860 casos. Com o pico de notificações entre Abril e Maio.
5.Discussão
Ao longo do tempo, o departamento de saúde pública acumulou conhecimento e experiência na prevenção de doenças e agravos específicos, que são melhor aplicados de acordo com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em cada ocasião. Torna-se evidente a prevenção do indivíduo como forma mais viável para erradicação do transmissor da dengue. Desse modo reduzindo o número de casos ao decorrer dos próximos anos.É perceptível que as áreas mais afetadas se localizam na região Sudeste,onde temos o estado de (São Paulo,Minas Gerais).
É de extrema importância que cuidados sejam tomados
...