O QUE É GESTÃO AMBIENTAL
Por: alexfg • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
- O QUE É GESTÃO AMBIENTAL
O meio ambiente era encarado apenas como um depósito para receber todos os resíduos advindos das atividades humanas, e a poluição gerada era vista inclusive como um indicativo de progresso.
Em 1970 a ideia de preservação do meio ambiente passou a ganhar destaque quando os resustados da degradação ambiental foram percebidos pela sociedade, em meados de 1980, a questão do desenvolvimento sustentável passou a ser discutida em decorrência dos problemas ambientais causados pela poluição do ar, água e solo e ao esgotamento dos recursos naturais. Empresas tiveram desembolsar recursos financeiros expressivos por conta dos problemas ambientais relacionados às suas atividades produtivas, tendo que instalar tecnologias de fim de tubo. Presas Por conta disso, tais empresas alegaram desvantagens competitivas no mercado, visando ter vantagem competitivas muitas empresas investiram em fazer uma preservação do meio ambiente adequada e que gerasse uma rentabilidade. Isso deu se o nome de Gestão Ambiental.
Segundo (CORAZZA, 2003, apud OLIVEIRA, 2011, p. 23). Gestão ambiental organizacional envolve planejamento e orientação da empresa para que se alcancem metas ambientais específicas, em analogia à gestão da qualidade.
A gestão ambiental é a realização de um conjunto de atividades administrativas e operacionais para a não geração ou redução da poluição sobre o meio ambiente é o gerenciamento adequado das atividades humanas para que não comprometam a qualidade do meio ambiente permitindo a redução de custos diretos e indiretos de produção.
A gestão ambiental passou a ser desenvolvida na escada de prioridade:
- Não geração: procura evitar a geração de resíduos utilizando a melhoria ambiental nos processos de produção, é a melhor opção para uma ecoeficiência empresarial.
- Minimização: redução de resíduos na fonte geradora.
- Reciclagem Interna: Reciclagem: é o reaproveitamento ou reuso de resíduos para dentro do processo produtivo.
- Tratamento: envolve a aplicação de técnicas e de tecnologias de fim de tubo, permitem o tratamento para redução da quantidade de poluentes emitidos e a redução de sua toxicidade à saúde humana e ao meio ambiente.
- Disposição Final: Trata-se de realizar a destinação de resíduos gerados para áreas externas a empresa e ao processo gerador do resíduo. Como exemplos, têm-se a destinação de resíduos sólidos para aterros sanitários, a queima de resíduos hospitalares.
- ORGANIZAÇÃO DAS NORMAS:
As normas podem ser agrupadas em dois grupos: aquelas orientadas para a melhoria ambiental de produtos, e aquelas orientadas para as organizações.
No grupo das Organizações se destacam:
- ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental, requisito para orientação para uso.
- ISO14004: Sistema de Gestão Ambiental, diretrizes sobre o princípio, sistema e técnicas de apoio.
- ISO14005: Sistema de Gestão Ambiental, implementação de fases incluindo avaliação de desempenho ambiental.
- ISO14015: Sistema de Gestão Ambiental dos locais e organizações (AALO).
- ISO14031: Sistema de Gestão Ambiental, avaliação do desempenho ambiental.
No grupo do Produto se destacam:
- ISO14020: Rótulos e declarações ambientais, princípios gerais;
- . ISO14021: Rótulos e declarações ambientais, autodeclaração e alegação ambiental.
- . ISO14024: Rótulos e declarações ambientais, princípios e procedimentos
- . ISO14025: Rótulos e declarações ambientais, Declaração ambiental tipo3.
- . ISO14040: Gestão ambiental, avaliação do ciclo de vida: princípio e estrutura.
- ISO14044: Gestão ambiental, avaliação do ciclo de vida: requisitos e diretizes
- GUIA64: guia para inclusão dos produtos.
- NORMA ISO 14004 DETALHAMENTO
Esta Norma fornece diretrizes para o desenvolvimento e implementação do princípio e sistemas de gestão ambiental e sua coordenação com outros sistemas de gerenciamento. As diretrizes são aplicáveis a qualquer organização que esteja interessada em desenvolver, implementar e/ou melhorar seu sistema de gestão ambiental, independentemente do tamanho, tipo, ou nível de maturidade. As diretrizes têm como propósito seu uso, como uma ferramenta interna, voluntária, de gestão e não como uma norma de especificação a ser utilizada por órgãos de Certificação/Registro Ambiental. Segue as definições a cerca desta norma.
Ambiente: Cercanias nas quais a organização opera, incluindo ar, água, terra, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.
Aspecto Ambiental: Elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o ambiente.
Impacto ambiental: Qualquer mudança no ambiente, quer adversa ou benéfica, inteiramente ou parcialmente resultante das atividades,produtos ou serviços de uma organização.
Sistema de gestão ambiental: Aquela parte do sistema de gestão global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e os recursos para desenvolver, conseguir implementar, analisar criticamente e manter a política ambiental.
...