O Que E Pedagogia E Quem E O Pedagogo
Ensaios: O Que E Pedagogia E Quem E O Pedagogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maria • 17/3/2015 • 1.846 Palavras (8 Páginas) • 265 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CICERA FABIANA DE AMORIM
DARTIANE DA CONCEIÇÃO DA SILVA
JANAINA FERREIRA DOS SANTOS
MARILEIDE PEREIRA SANTANA
MARIA VANESSA DOS SANTOS SILVA
PRODUÇÃO DE TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Arapiraca
2014
CICERA FABIANA DE AMORIM
DARTIANE DA CONCEIÇAO DA SILVA
JANAINA FERREIRA DOS SANTOS
MARILEIDE PEREIRA SANTANA
MARIA VANESSA DOS SANTOS SILVA
O QUE E PEDAGOGIA E QUEM E O PEDAGOGO
Trabalho de licenciatura apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Politicas Públicas na Educação Básica. Teoria e Práticas do Currículo. Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar II.
Orientadores: Wilson Sanches, Edilaine Vagula, Marlizete Stainle, Raquel Lemos, Cyntia Simione, Vilze Vidotte, Rosely Montagnini, Fabiane Musardo, Okçana, Sandra Reis e Fabio Luís da Silva.
Arapiraca
2014
A escola 7 de setembro é uma instituição voltada para a educação básica, significando assim, o estabelecimento da relação entre as dimensões reprodutora e transformadora da educação e do ensino, na sociedade, reconhecendo o papel da comunidade, tendo o professor e o aluno como protagonista do processo educacional, compreendendo os papeis do aluno e do professor como personagens principais no método de mudar a sociedade.
Almejam que seu alunado vivencie experiência, onde os mesmos possam aprender a superar os problemas, ao vivenciarem as posições das personagens diante de determinadas situações, tornando isso um aprendizado, enfrentando desafios e definindo conceitos de moral e ética pessoal.
Com a elaboração do P.P.P. (projetos Político Pedagógico) a escola que queremos, pretende desenvolver ações que de fato venham favorecer aos alunos a viver em harmonia, e permiti que a sociedade viva em nós, assim sem distinção de cor e raça todos nos tornamos iguais e diferentes ao mesmo tempo.
Só através de uma sociedade justa, igualitária e humana, voltada cada vez mais para o social e capaz de permitir ao homem a sua inserção construtora e transformadora no mundo que o cerca nossas as aspirações são concretizadas fundamentada na ideia de Jean Piaget quando diz:
“É na relação com o meio que a criança se desenvolve, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que a cerca”.(1978, pag 25)
A escola é muito importante na vida das crianças se propõe forma homens críticos, conscientes, participativos e transformadores diante de suas necessidades. Implicando a estes a percepção de sua relação com a natureza e com os seus semelhantes, tendo em vista que é através dessa relação que lhe transforma a si mesmo e a própria natureza, com seu trabalho, produzindo conhecimentos, construindo a sociedade e sua própria historia como enfatiza Paulo Freire:
“O homem é o sujeito, agente da historia e suas relações ativas com o mundo”.
O objetivo da escola e formar cidadãos críticos para enfrentar o mundo, conscientizando-os a aprender a ser um membro da sociedade, mostrando-lhe que é pela participação que o aluno desenvolver a consciência do que é:
“É a reflexão dos homens sobre o mundo que o transforma”. (Paulo Freire 1975, p.40)
Há uma expectativa na escola para que a educação se posicione na linha de frente da luta contra as exclusões, contribuindo para a promoção e integração de todos, o espaço da escola não e muito amplo mais possui profissionais suficientes para dar assistência aos alunos e ajudar nas atividades a serem desenvolvidas voltando-se a construção da cidadania, não como meta a ser atingida num futuro distante, mas como pratica efetiva. A escola demanda na educação de qualidade que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem e na qual esperam ver atendidas suas necessidades individuais, sociais, politicas e econômicas.
Como descreve Paulo Freire: “Educação critica e dirigida à tomada de decisões e a responsabilidade social e politica. Uma educação baseada no dialogo e não monologo e consequente libertadora, levando a conscientização e ao reconhecimento de que, os estudantes através do dialogo, tornam-se capazes de ver sua situação e como transforma-la”.
A educação escolar deve constituir-se uma ajuda intencional sistemática, planejada, e continuada para a criança, adolescente, e jovens durante um período continuo e extensivo de tempo, diferindo de processos educativos que ocorrem em outras instancias, como na família, no trabalho na mídia, no lazer e nos demais espaços de construções de conhecimento e valores no convívio social, deve ser evitada a abordagem simplista de encarar a educação escolar como o fator preponderante para as transformações sociais, mesmo reconhecendo-se sua importância na construção de cidadania. Segundo Brandao: “Niquem escapa da educação em casa, na rua, na igreja, ou na escola todos nos envolvemos, pois faz parte de uns pedaços de nossas vidas”.
Queremos uma escola que propõem uma sucessão progressista de aperfeiçoamento pedagógico quanto uma inclusão cada vez mais abrangente melhorias sociais,
...