O Que é Educação Física
Artigos Científicos: O Que é Educação Física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaianramalho • 27/7/2014 • 1.770 Palavras (8 Páginas) • 366 Visualizações
O autor vem por meio desta obra, discutir o que realmente vem a ser a Educação Física. Como surgiu, as pretensões e quais inquietações que permeiam as suas práticas.
O autor dividiu o livro em períodos históricos, tendo início no período pré-histórico até o ano de 1975.
Ao apresentar como surgiu a Educação física propriamente dita, o autor nos introduz na história, com o homem abandonando o nomadismo e se sedentarizando. Com esta modificação comportamental ele apresenta ainda o momento em que o homem pré-histórico passa a compreender a nescessidade de uma atividade em que houvesse melhorias do vigor físico.
Aqueles que já plantavam e criavam, ao instalar novos núcleos tratavam, agora, de aproveitar seus momentos de ócio num treinamento visando o sucesso diante de novos e possíveis ataques. (Oliveiro,1994,pg.14)
Em outro momento, nota-se que a necessidade belíca, fez com que os egipicios desenvolvessem um treinamento rigoroso de exercicios fisicos, tendo em vista que seu oponente já era dotado de tal qualidade.(pg 19)
Somos apresentados então a outro momento, onde a Educação Física começa ser compreendida em sua essência, a partir de Platão e sua obra A República, onde é tratada o ideal de educação grega e sua filosofia pedagógica.
A filosofia pedagógica que determinou os caminhos percorridos pela educação grega tem o grande mérito de não divorciar a Educação Física da intelectual e da espiritual. (Oliveiro,1994,pg.21)
O autor divide o período grego em momentos, facilitando o entendimento dos acontecimentos e focando nos principais fatos do referido período.
O primeiro momento por ele retratado é o período homérico(1200/800 a.C.), onde a educação desta fase embora não fosse institucionalizada, presumia o ideal de sabedoria e ação, representado pelos Jogos Gregos, que englobavam os jogos fúnebres e Olímpicos. Vale ainda salientar, que no tempo heróico a educação era marcadamente guerreira, e voltada em suma, a aristocracia onde a cultura estava concentrada através da música e da retórica.
Estes Jogos constaram de oito provas: corrida de carros, pugilato, luta, corrida a pé, combate armado, arremesso de bola de ferro, arco e flecha e arremesso de lança, demonstrando o ecletismo a que estavam submetidos os atletas-heróis nesse período. (Oliveiro,1994,pg.22)
Ainda neste período, o autor relata no que consistiam os Jogos Gregos e o caráter deste para os grupos helênicos. “Estes jogos eram festas populares e religiosas, que envolviam, além de competições atléticas, provas literárias e artísticas.” (Oliveiro,1994,pg.24)
O período seguinte é retratado como histórico(800/500 a.C.), é nesse período que há a comparação dos modelos pedagógicos existentes na sociedade helênica, através das cidades-estados Esparta e Atenas. O molde espartano tinha um caráter militar, cavalheiresco e aristocrático, com um certo desprezo ao aspecto cultural. Já no modelo ateniense, por não possuirem um espírito belicoso, sua prática esportiva será visando a formação do homem total – espiritual, física e intelectual – não se prestando apenas na preparação para a guerra.
A educação ateniense não tinha, porém, o caráter eminentimente militar que caracterizou a vida espartana [...] a prática esportiva em Atenas subsistirá como um meio de formação do homem total, não se prestando apenas como preparação para a guerra. (Oliveiro,1994,pg.24-25)
É também nesse período que em Atenas se pensa prática da Educação Física para além da simples atividade corporal. Estruturando espaços específicos para o ensino da Educação Física, bem como organizando e hierarquizando o seu ensino. Onde o pedótiba – correspondente ao professor de Educação Física atual – estava equiparado ao médico em prestígio e cultura.
O último período é o clássico ou humanista(500/338 a.C.), dado o surgimento dos primeiros grandes filósofos. Com a Filosofia surge a Pedagogia e então a Educação Física perde um pouco do prestígio, deixando então o caráter natural, fundamentados no atletismo(correr, saltar e lançar) – sempre em total nudez e valorizando a estética corporal do homem grego - passando a ter um caráter mais humanista (comunhão do corpo e do espirito). É no fim desse período também que se inicia o declinio das civilizações gregas, devido as invasões macedônias e posteriormente romanas.
A civilização romana é abordada em seus três momentos – Monarquia; República; Império - porém o mais significativaopara a Educação Física é o período republicano (509/27 a.C.), onde há a profissionalização do esporte e o fim do modelo humanista grego, que foi substituido por sacrifícios humanos e demonstrações de virilidade. Já no fim do império romano, é possivel perceber o relaxamento dos costumes que caracterizavam o inicio do declinio do imperialismo romano. A moral romana que havia repudiado a nudez do atleta grego, permitia que crianças nas termas, em lugar dos ginásios gregos. E em meio ao caos do fim do imperio, houveram aqueles que ainda compreendiam e zelavam pelo modelo humanista pedagogico grego.
Novamente o autor divide o momento histórico em partes, para facilitar o entendimento dos acontecimentos e dar uma visão mais didática. Ao abordar a Idade Média (395 d.C), temos o primeiro período (Alta Idade Média – até o séc X) caracterizado por invasões e decadencia cultural. O segundo período (Baixa Idade Média – iniciando séc XI – XV), nesse período é denominado “idade das trevas”, porém o autor defende que essa fase é injustamente classificado assim, ante os avanços intelectuais que ocorreram e as mudanças pedagógicas. É nessa fase o que surge o conceito tradicional de educação como disciplina. Vale salientar que as práticas físicas nesse periodo não tinham muito destaque, mas de forma subliminar estavam presentes - na minha análise eram o ponto principal da Idade Média – através da Cavalaria. Porém pode-se notar que o modelo pedagógico da era medieval é mais próximo do espatano, que o ateniense, visto o descaso com a parte cultural e intelectual, mantendo apenas o físico e espiritual. O autor ainda destaca o surgimento e consagração dos esportes coletivos, principalmente os com bola, “[...] encontramos o soule, um violento esporte jogado com as mão e pés, ancestral do rugby e do futebol. Temos o soule, algo primitivo do hockey.” (Oliveiro,1994,pg.35)
Passamos então para o período renascentista, onde a Educação Física passa a ter uma caracterisca mais liberal, devido o surgimento da burguesia, porém o modelo completo – intelectual, físico e espiritual - ainda é
...