O Que é Pedagogia
Ensaios: O Que é Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: accwr • 24/8/2014 • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 447 Visualizações
O que é pedagogia?
Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a educação, o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, pedagogia é a arte de ensinar.
A palavra pedagogia tem origem na Grécia, paidós (criança) e agodé (condução). A palavra Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor), portanto pedagogo significa ‘’ condutor de crianças’’, aquele que ajuda a conduzir o ensino.
Na Grécia Antiga o escravo pedagogo era o “condutor de crianças”, cabia a ele levar o jovem até o local do conhecimento, mas não cabia a ele necessariamente a função de instruir esse jovem. Apenas quando Roma dominou a Grécia as coisas se modificaram, nesse momento os gregos se tornaram os escravos, e por possuírem uma cultura superior a cultura dos seus dominadores, assumiram o papel do escravo pedagogo, não sendo apenas os “condutores de crianças”, mas também assumiram as funções de preceptor (pessoa responsável pela educação). Assim podemos considerar a Grécia Antiga como berço da Pedagogia, pois é ali que nascem as primeiras idéias da ação pedagógica, ponderações que influenciaram, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
Como podemos notar desde os primeiros registros, a pedagogia está ligada ao ato de condução ao saber. E de fato, a pedagogia tem, até hoje, a preocupação com os meios, com as formas e maneiras de levar o individuo ao conhecimento, assim a pedagogia vincula-se aos problemas metodológicos relativos ao como ensinar, a o que ensinar e, também, ao quando ensinar e para quem ensinar.
A formação dos pedagogos
Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além de se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional.
Assim podemos dizer que o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definida em sua contextualização histórica.
Segundo Libâneo (2002), a Pedagogia é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade, que busca a reflexão teórica baseada nas práticas educativas e sobre elas, ao tempo que é uma diretriz orientadora da ação educativa. É uma das ciências da educação, mas se distingue delas por estudar o fenômeno educativo na sua globalidade e, portanto, com identidade e problemáticas próprias, pois explica os objetivos e formas de intervenção metodológica e organizativa nos âmbitos da atividade educativa implicados na transmissão/assimilação ativa de saberes e modos de ação.
A Pedagogia é, pois, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana.
Autores como Libâneo (2002) defendem a posição de que as áreas
de atuação dos pedagogos são amplas em nossa sociedade e que isso deve ser considerado na formação desse profissional. Libâneo assim se manifesta sobre a vastidão do campo de atuação do pedagogo:
É quase unânime entre os estudiosos, hoje, o entendimento de que as práticas
educativas estendem-se às mais variadas instâncias da vida social não se
restringindo, portanto, à escola e muito menos à docência, embora estas devam ser a referência da formação do pedagogo escolar. Sendo assim, o campo de atuação do profissional formado em Pedagogia é tão vasto quanto são as práticas educativas na
sociedade. Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade, há aí uma Pedagogia. ( LIBÂNEO, 2002: 51).
Portanto, o pedagogo é um profissional da educação do qual se espera que entre no mundo do trabalho com condições de atuar onde houver necessidade de organizar, planejar, implementar e avaliar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Dessa forma, o pedagogo pode atuar profissionalmente desempenhando funções docentes, atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e extra-escolares, ou seja, ele pode atuar na articulação de projetos pedagógicos prestando assessoramento e coordenação pedagógica, consultoria, avaliação e pesquisa educacional, trabalhando em empresas, no treinamento de pessoal, no desenvolvimento e fabricação de brinquedos de caráter educativo
...