O Relato de Experiencia
Por: Rosana Cruz • 4/5/2015 • Seminário • 502 Palavras (3 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Licenciatura de Ciências da Natureza
Resumo de Experiência 2014
Projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
Coordenadora: Rosangela Souza Vieira
Supervisora: Kátia Silvestre Conrado
Bolsistas: Rosana Lopes Cruz
INTRODUÇÃO:
A Universidade juntamente com a Capes através do projeto PIBID possibilitou sermos levados ao cotidiano docente, podendo assim haver uma maior interação do licenciando com a sua pré-formação.
- RELATO DE EXPERIÊCIA:
A experiência deu-se na Escola Municipal Luiz Viana Filho situado na cidade de Campo Formoso-BA, na sala do 7º Ano B de turno vespertino. Em um primeiro momento foi observado toda a estrutura escolar e material didático adotado pela escola, assim como também a relação entre professores e alunos alem de algumas breves analises das reuniões de pais.
Quando ali chegamos pudéssemos observar que a realidade da turma e entender as causas da falta de interesse por parte dos alunos. A falta de material didático era um dos grandes obstáculos para a aprendizagem dos alunos, no entanto, com a chegada do material, foi percebido que o interesse dos alunos não se elevou para níveis satisfatórios, esse fato contribuiu para que pudéssemos chegar a uma segunda conclusão, a de que o maior problema que aflige a escola é basicamente o auto preconceito, uma vez que a escola já é estigmatizada como “a pior da sede do município” por possuir uma das notas mais baixas do IDEB da sede do município, o que reflete no comportamento dos alunos, professores e acreditamos que ate mesmo no comportamento dos pais de alunos, já que existe um grande déficit de acompanhamento/interesse por parte desses pais com relação ao cotidiano escolar de seus filhos.
Em dado momento, ainda em companhia de Leonora, foi aplicado uma dinâmica, que consistia em um jogo de perguntas e respostas chamado de torta na cara, visando avaliar o aprendizado dos alunos referente ao conteúdo aplicado em sala de aula, o que alcançou níveis poucos satisfatórios quanto ao conteúdo, porém despertou o interesse deles dos alunos, uma vez que uma parcela de alunos se dirigiu ate o fundo da sala para pesquisar nos próprios livros sobre o assunto.
Posteriormente já em companhia de Rubicleiton organizamos a feira de ciências que aconteceu na mesma escola envolvendo todas as salas e series. Com o tema caatinga foram confeccionados cartazes, maquetes, alem da decoração de toda a sala que ganhou tons rústicos e na parede no fundo uma tela onde era projetadas imagens e vídeos relatando a vivencia no sertão, porem para a apresentação dos materiais confeccionados pelos próprios alunos apenas um aluno apresentou
- AVALIAÇÃO DE EXPERIENCIA:
A experiência proporcionada pelo projeto PIBID no decorrer desse ano que findou me mostrou uma realidade sobre o cotidiano escolar desconhecido, revelando o quanto 50 minutos podem ser cansativos para preencher e um lado necessitado de dedicação para que o conteúdo possa em fim alcançar seu objetivo de forma clara.
...