O SINCRETISMO NA EDUCAÇÃO
Por: DOM-PY • 10/10/2018 • Projeto de pesquisa • 5.756 Palavras (24 Páginas) • 235 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE TÉCNICA DE ANGOLA
FACULDADE DE GESTÃO E CIÊNCIAS ECONÓMICAS SINCRETISMO NA EDUCAÇÃO Docente ________________________ Luanda- 2018 |
SINCRETISMO NA EDUCAÇÃO
1º Ano
Turma: GNK 1.3
Trabalho de Matemática apresentado a Faculdade de Gestão e Ciências Económicas da Universidade Técnica de Angola. |
LUANDA/2018
INTEGRANTES DO GRUPO
Augusta Patricia Francisco
Ana Paula dos Anjos
Ivan Vapor
Catarina Fernando de Lemos
Alberto Francisco Cutala
Jelsa Patricia António
Filipe Kuanzambi Bunja
Dario Paulo
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
Formulações do problema 2
Objectivos 2
Objectivo geral 2
Objectivos específicos 2
Hipótese 2
Importâncias do estudo 3
Justificativa 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
Sincretismo 4
Os sujeitos sincréticos 5
Sincretismo/anti-sincretismo 7
Conceito de sincretismo religioso 9
Como ocorre o sincretismo religioso? 10
A transformação (ou sincretização) do catolicismo 11
Sincretismo entre catolicismo e cultura indígena 11
Sincretismo entre catolicismo e cultura africana 12
O papel do Espiritismo no sincretismo religioso: a origem da Umbanda 13
Os Pentecostais 14
O sincretismo fantástico do Neopentecostalismo 15
Sincretismo cultural 18
Sincretismo político 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho iremos abordar sobre o sincretismo na educação. Sincretismo é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. O sincretismo mantém características típicas de todas as suas doutrinas-base, sejam rituais, superstições, processos, ideologias e etc.
O processo de sincretismo está intrinsecamente ligado às relações de comunicação entre grupos sociais heterogêneos, ou seja, com diferentes culturas, costumes e tradições. Quando ocorre o contato e se desenvolve um convívio entre estes grupos distintos, surgem "adaptações" nos vários aspectos culturais, fazendo com que um grupo "absorva" o sistema de crenças do outro.
Formulações do problema
Lakatos e Marconi (2011, p.12) definem Problema como uma dificuldade teórica ou pratica no conhecimento de algumas coisas de real importância do qual se deve encontrar uma solução.
Para o presente trabalho levantou-se o seguinte problema de estudo:
Como é visto o sincretismo na educação?
Objectivos
Segundo Lakatos (2005 .P. 221) objectivo indicam o que se pretende, quais os resultados que se deseja alcançar, estabelece uma visão global e abrangente do tema relaciona-se com o conteúdo intrínseco quer dos fenómenos e eventos como das ideias estudadas
Como qualquer estudo de carácter científico, acarreta consigo objectivos, quer gerais quer específicos. Não estando a margem desta realidade, destacamos o seguinte:
Objectivo geral
- O principal objectivo do nosso trabalho é fazer uma análise sobre o sincretismo na educação.
Objectivos específicos
- Identificar os factores que estão na base do sincretismo;
- Avaliar o sincretismo na educação.
Hipótese
Para Gil, (1999;59) hipótese é uma suposta resposta ao problema a ser investigado. É uma preposição que se forma e que será aceite ou rejeitada somente depois de devidamente testada.
Partindo do problema que suscitou o presente estudo, foi levantada a seguinte hipótese:
H1 A certas pessoas que zombam dos seus colegas por serem de determinadas culturas diferentes e isso pode fazer com que o mesmo (a) desista da escola através do sincretismo.
Importâncias do estudo
O resultado de uma pesquisa positiva, a nível universitário servirá de consultado e reflexão para aprofundar conhecimento de quem desejar obter mais informações como o que concerne ao sincretismo na educação, assim como para os interessados no conteúdo contidos nela.
Para a sociedade, os resultados da pesquisa aqui apresentados contribuíram para aprofundar seus conhecimentos, e gerar preocupações com os aspectos relacionados a este tópico.
Justificativa
O presente tema deve-se aos interesses pessoais, motivado pelo contacto diário com colegas de diferentes culturas, considerar que o sincretismo se relaciona diretamente com os utentes, e as relações que estes estabelecem entre si.
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