O Segredo De Luisa - Resumo Capitulo 1
Artigo: O Segredo De Luisa - Resumo Capitulo 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelrockfaria • 20/10/2014 • 555 Palavras (3 Páginas) • 904 Visualizações
Capítulo 1 - A motivação e o Perfil do Empreendedor
A história começa com Luísa, que estava aguardando um premio importante, e começa a vontar que tudo começou a 6 anos atrás, aos 20 anos de idade, que ela cursava odontologia e estava no quinto ano(ultimo).
E na família seus familiares cada um tinha ido para um área diferente, e apenas a tia e madrinha que era a única empresaria, era a melhor de vida. Onde tinha uma loja, que era o ponto mais importante da cidade, que acabou sendo um lugar importante para a cidade, pois saíram algumas ideias de lá, onde a alta da sociedade se reunia. Onde até inimigos se respeitavam e chegavam a debater ideias.
Havia um sapateiro semi-analfabeto que estava ali por varias gerações e seus palpites eram respeitados. Muitos tentaram entrar naquele ciclo, mas não conseguiram, pois a regra para permanecer era escutar mais do que falar, e os que falavam, acabavam sendo destruídos pela própria fala.
Todos esperavam as férias de luisa para ela trabalhar na loja com sua beleza, Fernanda a protegia, e tinham negócios a parte, além da loja multifuncional.
Luísa queria ser dentista mas pela vontade do pai, e não pela própria vontade, e sempre falou que se sobressaiu entre gente de elite, e citava o fato de nunca ter estudado.
No colégio Luísa foi uma aluna desinteressada, e sua avó sempre citava que não usava a inteligência que ela tinha, ela ia para o colégio para encontrar os amigos, e aprender com os colegas. O que o professor ensinava de nada lhe servia no cotidiano. Sempre se colocava no lugar dos outros e reproduzia situações como se fosse com ela, era atraída pelo novo, tinha prazer em sempre em se destacar, como se fosse pecado ser igual, mas nem sempre era aceita.
O noivo era contra os estudos dela, preocupado com o fato de ter um ensino pior, e trabalhar na prefeitura sem pretensão de crescer em nada; acabava desestimulando a moça pelo fato de querer sempre deixa-la para traz, em todas as decisões da mesma.
Não admitia ser questionada, e sentia prazer em fazer as coisas dela. Viu em um produto, a goiabada, a chance de fazer negócios com o produto, o primeiro vestígio de empreendedorismo.
A decisão supostamente errada de sua profissão, começaram a ser questionadas por ela mesma, e o fato de não gostar mais do noivo, começaram a atormentar a moça, invés de viver o seu sonho, estava vivendo o sonho dos pais, que não era algo ruim, mas não era o dela.
Queria transformar o mundo, mesmo que fosse um pedaço dele, queria o papel principal em uma vida que fizesse mais sentido a ela, mesmo que ela tivesse que construir tudo do zero.
Gostava da ideia de ser dentista, mas sentia que não era o sonho real dela, sentia que vivia em um mundo rico e criativo, e queria criar seu próprio critério de sucesso, sem se deixar influenciar por pessoas que poderiam ir contra a isso e acreditando que conseguiria. Depois de dois anos, resolveu se abrir para todos e falar de suas ideias, que foi questionada, e falaram a ela que era um surto passageiro, e falando que varias pessoas tem ideias a todo o tempo, e que Deus não teria dado o dom a ela, e que outra pessoa já deve ter tido essa ideia.
...