O Senhor do Tempo
Por: rafaeldacosta.dr • 25/6/2016 • Artigo • 1.878 Palavras (8 Páginas) • 222 Visualizações
O Senhor do Tempo
“Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação” (Jeremias 10:10)
Sabemos que Deus criou todas as coisas e que pela sua palavra tudo o que existe foi feito. Não só o que vemos, mas também aquilo que aos nossos olhos está encoberto fazem parte da criação de Deus. Ele, somente Deus, é ser eterno que sempre existiu. O Senhor não tem começo nem fim, tanto na sua existência, quanto na sua grandeza. Ele é infinito, onipresente e onisciente. O que há que Ele não saiba? O que há que ele não tenha visto ou percebido? Tudo ele fez, tudo ele conhece.
Imagine todo o conhecimento humano, tudo o que a humanidade sabe hoje, o que se descobriu e se desenvolveu, desde os tempos mais remotos até os dias de hoje. Tudo isso é apenas uma gota no oceano do infindo conhecimento do Criador. E quanto tempo nós levamos para saber o que sabemos hoje, quanto tempo para todas estas descobertas? E antes deste conhecimento ser revelado ou desvendado, tudo continuava acontecendo conforme foi feito. As leis da física, por exemplo. A gravidade sempre esteve atuando sobre a face da Terra desde que Deus criou nosso planeta. Assim também é com a medicina, engenharia, e tudo o mais que o homem sabe hoje. No campo de qualquer ciência, o que nós fomos e somos capazes de fazer é descobrir e desenvolver, jamais criar. E aquilo que está ainda encoberto, não está estagnado; apenas não se revelou ainda.
Pensando nestas coisas, Deus me levou a meditar em algo que foi desafiador para mim. O Senhor me trouxe uma revelação que me impactou e me levou a uma reflexão que envolve decisão e compromisso.
Se você pegar um recipiente qualquer e colocar um pequeno objeto, como uma bola de gude, este objeto ficará no fundo do recipiente. Se você tirar deste recipiente este objeto, e no lugar dele colocar uma pequena quantidade de um líquido qualquer, este líquido ficará também no fundo do recipiente. E se fizermos estes mesmos testes no vácuo, ou seja, na ausência completa de ar, o resultado deste experimento será o mesmo. Agora, se além do vácuo houver ausência de gravidade, o que acontece? Acontece que, tanto o objeto como o líquido, não ficarão no fundo do recipiente, mas a quantidade de espaço livre que vai sobrar do volume do recipiente, não ocupado por eles, será o mesmo. Isso acontece porque o volume de sólidos e líquidos é constante. Mas, se você colocar neste mesmo recipiente não um objeto nem um líquido, e colocar um gás qualquer, o comportamento será diferente. Independente da quantidade de gás que for colocada, independente de ter gravidade e ausência de ar, o gás vai ocupar TODO o espaço do recipiente. E se o recipiente tiver a capacidade de aumentar de tamanho, com o líquido e a bola de gude haverá mais espaço livre, mas com o gás não. A mesma quantidade de gás se espalhará por todo o recipiente e o preencherá. Isso acontece porque os gases têm uma propriedade física de volume não constante, ou seja, uma mesma quantidade de gás pode ter “tamanhos diferentes”, dependendo do tamanho do compartimento que o contém. Sim, existe um limite mínimo, ou seja, o gás se comprime até um ponto, no entanto sua expansão é praticamente infinita.
Mas, o que isto tem a ver com a nossa vida?
Quantas vezes não pensamos que temos pouco tempo para fazer tudo o que gostaríamos? Quantas vezes não desejamos ter mais tempo para que pudéssemos realizar todos os nossos sonhos, atingir nossos objetivos, buscar nossos ideais? Tentamos nos consolar com o fato de que nossas vidas são corridas mesmo, e que é quase impossível ter tempo disponível para fazer o que se quer. No entanto, como é que as pessoas que admiramos por seus feitos e realizações conseguiram fazer tudo com as mesmas vinte e quatro horas diárias que nós temos?
A principal estratégia do nosso adversário nos dias atuais é ocupar as pessoas com um monte de atividades de maneira que não haja tempo para pensar em nada; tudo é para ontem, tudo é urgente. As pessoas têm menor importância e as coisas vêm primeiro; o ter está acima do ser. Assim, as pessoas são escravas de si mesmas, em um sistema que separa as pessoas de maneira oculta, pois aparentemente todo mundo está conectado. Sim, é uma ligação aparente, ilusória e virtual. Não vivemos a era onde tudo acontece no mundo virtual? As amizades, os relacionamentos, o trabalho, coisas tanto boas quanto ruins acontecem neste mundo virtual. Você já parou para pensar no significado de virtual? Virtual é o oposto de real, ou seja, vida virtual é uma vida irreal, uma vida falsa e imaginária. Quanto mais virtual for a vida de alguém, mas sozinha e isolada ela viverá e será uma presa mais fácil.
Esta estratégia tem sido usada muito no meio do povo de Deus sem que muitos percebam. Quando nosso adversário não consegue nos tirar da igreja, não consegue nos levar para fora do arraial, ele tenta nos neutralizar ali mesmo, nos incentivando a fazer mil e uma atividades de maneira a perder o foco da razão de tudo o que fazemos, nos impedindo de ter tempo para pensar, respirar, estar em comunhão com Deus e com nossos irmãos. Não sobra tempo para adorarmos a Deus, meditar na sua Palavra, ministrarmos uns aos outros; não sobra tempo para sermos Igreja do Senhor. O tempo não muda, é o mesmo e igual para todos, mas a maneira como o aproveitamos é que determina se teremos uma vida de vitória ou não, porque nossas atividades se expandem de maneira a preencher todo nosso tempo. Estamos sempre ocupados, sempre com pressa, sempre correndo atrás; e quem corre atrás nunca será o vencedor.
Faço menção de I João 2:7 que diz: “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes deste o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.” Tomemos cuidado de observar a palavra que já recebemos. Diz a Palavra do Senhor, no livro de Romanos, capítulo 10 e versículo 11 que aquele que crê no Senhor não será confundido. Vivemos dias maus, e isto requer sabedoria no uso do tempo como está escrito em Efésios 5 versículos 15 e 16: “vede diligentemente como andais, não como néscios mas como sábios, aproveitando cada oportunidade porquanto os dias são maus”. Que significa dizer que devemos aproveitar as oportunidades? Pessoas morrem todos os dias sem conhecerem a Cristo, e por isso estão condenadas a uma eternidade terrível de sofrimento e morte eterna. Que temos feito nós, Igreja eleita do Senhor? Deus nos tirou das trevas para o seu Reino de maravilhosa luz a fim de darmos continuidade no ministério de Jesus, o ministério do amor.
...