O Toyotismo No Supermercado
Por: Catarina Oliveira • 12/8/2020 • Resenha • 309 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
1. Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?
A relação entre o sistema Toyota e o funcionamento do supermercado é voltado ao consumo que o cliente terá, no caso do supermercado será a reposição dos alimentos quanto ao consumo dos clientes e no sistema Toyota seria a quantidade necessária de reposição para a fabricação dos automóveis.
2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
O sistema tradicional trabalha em prol de quanto mais fabricar, mais lucro terá, mas não visa a parte que; se eu não vender todos que eu fabriquei sem necessidade, perdi tempo e dinheiro fabri-cando o que não era necessário. Ao contrário do sistema tradicional, o sistema toytota trabalha com o just in time, se eu preciso de 100 peças, irei fabricar apenas essas 100.
3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
A vantagem de fabricar apenas o necessário é que existira um produto de alta qualidade, haverá pouquíssimas chances de desperdício de um produto, terá uma equipe especializada para realizar a fabricação da quantidade de produtos necessário.
As desvantagens é que esse sistema não pode ser utilizado em todas empresas, por exemplo, uma empresa alimentícia, não tem como implantar o just in time, pois não temos a quantidade exata do que será consumido.
4. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qual escolheria? Por quê?
Não, escolheria o sistema Toyota, pois uma produção minimizando os gastos e os excessos de es-toque desnecessário.
5. Quais os resultados indesejáveis na de se pensar apenas minimização dos gastos?
O prejuízo na perca da qualidade do produto, na eficiência do processo, caso haja uma mudança no mercado, a empresa pode não estar preparada, se houver aumento na procura do produto possa ser que a fábrica/empresa não esteja preparada etc.
...