O Trabalho Da Assistente Scial Nas Instância pública Do Controle Demorático NoBrasils
Ensaios: O Trabalho Da Assistente Scial Nas Instância pública Do Controle Demorático NoBrasils. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucy576 • 6/12/2014 • 789 Palavras (4 Páginas) • 501 Visualizações
INTRODUÇAO
Analisando o texto “o Trabalho do Assistente Social nas Instâncias Públicas de controle democrático no Brasil” da autora: Maria Inês Souza Bravo; observamos a importância da contribuição do assistente social nas instâncias públicas de controle democrático, destacando assim, sua efetiva participação nos conselhos de políticas e de direitos.
Nesta reflexão, a autora pretende mostra, os enormes desafios que enfrentam a categoria na atual conjuntura; para efetivação á participação social nas políticas públicas. Notamos entre várias profissões que participaram de diversas lutas sociais; o serviço social tornou-se fundamental nessa atualidade, para assim combater no terceiro setor as tendências de reforço e irresponsabilidade do estado.
A autora sugere que o trabalho do assistente social nessas instâncias possui uma dupla dimensão: analisar o controle democrático no contexto diferente e as respostas técnicas – profissionais e éticos – político dos agentes profissionais que será abordado em três itens: no primeiro será levantada a importância da instância de controle democrático na a atual conjuntura; o segundo item irá se ater no trabalho do assistente social nos espaço de controle democrático e o terceiro vai fazer algumas reflexões com relação á assessoria aos conselhos e movimentos sociais, bem como explicar os desafios posto para a formação e para exercício da profissão do serviço social.
A autora aborda também a diferença entre o termo público e o estatal, assim como a importância do controle social, finalizando com uma reflexão a resposta na construção e implementação das políticas publicas. Nessa inserção desses espaços os assistentes sociais podem contribuir necessariamente nas políticas quando participam enquanto conselheiros e outra caracteriza um espaço sócio-ocupacional quando desenvolvem ações de assessoria aos conselheiros ou alguns de seus segmentos: usuários, trabalhadores e poder publico.
Observa-se que nas instâncias públicas de controle democrático e nos novos desafios na atual conjuntura; destaca-se que na constituição federal de 1988, trouxe consigo a abertura de um novo través contemporâneo, implementação de uma concepção universalista dos direitos sociais como dever do Estado e consagrando a democracia participativa, inaugurando novos mecanismo e relações de representação política. Assim esses mecanismos introduziram avanços na busca da correção das injustiças sociais acumuladas socialmente, porém foram incapazes de universalizar de fato esses direitos.
Sabemos que no Brasil, ainda há uma democracia muito mais representativa do que participativa, e esses mecanismo representativos que abrem espaços para surgimentos dos conselhos que buscam. Na atual conjuntura brasileira, o debate das políticas públicas tem privilegiado a focalização em oposição á universalização, enfatizando a despolitização e a tecnificação dos interesses sociais. O controle social enquanto direito conquistado pela constituição federal de 1988, mais precisamente do principio “participação social”, pretende ampliar a democracia representativa para a democracia participativa de base. Que estão previstas em duas
...