O Trabalho de Logistica
Por: elvisleme2 • 14/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.420 Palavras (14 Páginas) • 300 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
SANTO ANDRÉ UNIDADE 3
CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
EMERSON DE OLIVEIRA LINS - RA 2981574192
GIOVANA ANDRÉA CORRAINI LEME - RA 6816416134
GUSTAVO MOZELLI LEAL - RA 8830401178
RICARDO DA SILVA CARVALHO - RA 8803338721
NORMA PORTO – RA 2980568723
CONPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Proposta de Consultoria
SANTO ANDRÉ
2016
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
2.1 Descrição dos Problemas
3 METODOLOGIA
3.1 Planejamento e controle da produção
3.2 Finalidade do PCP
4 ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
4.1 Movimentação
4.2 WMS (Warehouse Management System)
4.3 Características desejáveis para um software WMS
4.4 Principais funcionalidades de um software WMS
5 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
5.1 Conceito
5.2 Propriedades dos Canais de Distribuição
6 MOTIVAR E INCENTIVAR OS COLABORADORES
6.1 Plano de Ação
7 HONORÁRIOS
8 EQUIPE DE CONSULTORES
9 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Um dos pilares da administração é o planejamento da execução das atividades, pois permite ao gestor se antecipar na tratativa de problemas, identificar gargalos operacionais e até mesmo tratar quaisquer desvios que possam surgir no meio do processo.
Partindo desse princípio é possível perceber a importância de procedimentos pré-estabelecidos, com o intuito de padronizar a qualidade do serviço prestado para assim oferecer aos clientes altos níveis de qualidade. Cabe então ao profissional identificar os processos que necessitam de planejamento, padronização e manutenção. Uma vez feito isso pode-se então ter acesso aos desvios e trata-los antes que tragam maiores prejuízos à saúde financeira da empresa.
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Nome: Paper Print
Localização: Ribeirão Pires - SP
Ramo: Gráfica Industrial
Porte: Médio Porte
2.1 Descrição dos Problemas
Nesta consultoria vamos buscar solucionar os seguintes problemas apontados e implementar ações para aumentar a eficiência da empresa Paper Print.
Problemas apontados:
- Falta um controle de produção programada – a produção não tem comunicação direta com o departamento comercial, logo ocorre problemas como excesso de produção de um determinado produto e falta de outro.
- Não há controles confiáveis de entrada e de saída de materiais, - não há um sistema para isso, nem uma pessoa responsável para realizar este controle. Qualquer funcionário tem acesso à essas alterações e pode realiza-las sem que haja um registro;
- Falta de gestão no transporte – por não haver uma atenção especial ao transporte dos produtos ocorrem diversos problemas como falta de veículos, atrasos nas entregas, altos níveis de gastos gerados pela falta de otimização de transportes, fretes altíssimos, avarias, entre outros.
- Equipe desmotivada – devido a gestão não ser efetiva, as equipes encontram-se desmotivadas, uma vez que não podem confiar nas informações ou no trabalho dos gestores, fazendo surgir cada dia mais problemas
METODOLOGIA
3.1 Planejamento e controle da produção
De acordo com informações encontradas no site Administradores. com, podemos definir planejamento como “um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente, considerando aspectos como prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes”, o que vai de acordo com a definição de Chiavenato (2008) que diz que o planejamento é “a função da administração que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível”. Ainda de acordo com o mesmo site, controle nada mais é que “qualquer processo de direcionar as atividades das pessoas ao alcance das metas organizacionais. Aplica-se a toda organização, sendo que todos os aspectos do desempenho de uma empresa devem ser monitorados e avaliados, considerando objetivos e critérios diferentes em cada um dos níveis hierárquicos de controle”.
Segundo Chiavenato (2008) “nada funciona na base da improvisação”, ou seja, o planejamento é uma etapa necessária para tornar possível o alcance de um ou mais objetivos. Porém, somente planejar não garante que esses objetivos serão alcançados, uma vez que temos milhares de fatores externos que não se pode prever, por isso é necessário que as atividades planejadas sejam também controladas. O ato de controlar torna possível corrigir erros de planejamento, detectar falhas e perdas, entre outros, dando aos responsáveis a oportunidades de corrigir quaisquer erros de percurso.
...