TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratamento de Melasma

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Melasma

A palavra melasma se origina do grego, onde melas significa preto. O sinônimo cloasma, ainda utilizado, está sendo evitado, já que clorós, em grego, significa verde.

Durante o século XX, o crescente número de artigos científicos publicados sobre a doença possibilitou o entendimento de muitos de seus aspectos, tornando-a uma das alterações pigmentares mais estudadas.

Quais suas principais causas?

Baseado no questionário aplicado, suas principais causas são desde exposição excessiva ao sol sem o uso de protetor solar, manchas adquiridas durante a gravidez e exposição a luz visível como computadores, lâmpadas fluorescentes, entre outros. Pois a exposição a luz solar pode prejudicar as células responsáveis pela pigmentação da pele, da mesma forma que a exposição ao luz visível que não tem o mesmo efeito dos raios UV e não são tão prejudiciais com a mesma intensidade, porém esta forma de exposição também pode causar manchas escuras na pele e prejudicar a células responsáveis pela pigmentação da pele.

Como evitar aparecimento do melasma?

O melasma pode ser evitado com a utilização do protetor solar, pois o mesmo ajuda na proteção contra os raios UV, porém se utilizado diariamente.

Já para se proteger da “luz visível”, como são chamados os tipos de lâmpadas utilizados em computadores e ambientes fechados, é usar base, pois quem trabalha em frente ao computador o dia todo, agarre-se na base ! Mesmo quando bate aquela preguiça de se arrumar de manhã cedo, lembre-se que a base de hoje, é o rosto bonito, limpo e sem manchas de amanhã, pois o mesmo protege seu rosto de exposição a luzes.

Aspecto Clinico

 

                                É caracterizada pela presença de manchas simétricas e hiperpigmentadas, nas áreas fotoexpostas, principalmente face e antebraços, regiões mais expostas ao raios UV e as luzes visíveis. A extensão das manchas varia de pessoa para pessoas, pois algumas podem comprometer uma área pequena até a total área da face. As manchas variam de marrom claro ao escuro dependendo do foto tipo do paciente e da quantidade de melanina depositada na lesão.

[pic 12]A

[pic 13]B

[pic 14]C

Classificação clínica de melasma : A - Padrão com totalidade. B - Padrão central.

C - Padrão Mandibular.

Gráficos de acordo com questionário Aplicado.

Idade das entrevistadas:

[pic 15]

Foram aplicados os questionários para 10 mulheres.

                  Ocupação:

[pic 16]

Dessas 10 mulheres, 4 estão ativas no mercado de trabalho, 2 são estudantes, 3 do lar e 1 aposentada.

                        Escolaridade

[pic 17]

Das entrevistadas apenas 1 tem o ensino fundamental, 2 estão no ensino médio, 4 concluíram o ensino superior e 3 tem o ensino superior incompleto.

Renda Mensal

[pic 18]

Gráfico de acordo com renda mensal informada por cada uma das entrevistadas.

Possui Hipercromias ou Melasmas [pic 19]

As entrevistadas na maioria das vezes têm ou já tiveram problemas com melasma, devido a exposição intensa a sol sem proteção contra os raios UV e a exposição excessiva a luz visível (computadores e lâmpadas fluorescente) no dia a dia.

Porém a porcentagem que nunca tiveram problemas com melasma sempre estão se cuidando principalmente no período gestacional.

 

Quando deu inicio ao melasma ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (482.9 Kb)   docx (261.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com