O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Por: talisonpua • 29/8/2017 • Projeto de pesquisa • 2.905 Palavras (12 Páginas) • 458 Visualizações
UniAGES
PROJETO DE ESTÁGIO
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA:
uma estratégia pedagógica
DIEGO SOUZA FONTES
TALISON BRUNO SANTOS SANTANA
TIMÓTEO JOÃO SANTOS VIANA
PARIPIRANGA – BAHIA
2017.1
UniAGES
PROJETO DE ESTÁGIO
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA:
uma estratégia pedagógica
Projeto de Estágio Supervisionado III apresentado no Curso de Licenciatura em Matemática como parte do requisito para obtenção do cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado III. Orientadora: Profª Meste Helena Tavares de Souza
PARIPIRANGA – BAHIA
2017.1
SUMÁRIO
1. MARCO SITUACIONAL05
1.1 Apresentação05
1.2 Definição do Problema05
1.3 Objetivos05
1.3.1 Geral05
1.3.2 Específicos06
1.4 Justificativa06
2. MARCO TEÓRICO07
3. MARCO METODOLÓGICO09
3.1 Abordagem da Pesquisa09
3.2 Descrição de Dados10
3.3 Plano de Ação11
4. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS 12
5. REFERÊNCIAS13
6. ANEXOS14
6.1 Cronograma14
“Todos nós temos sonhos...
Todos nós queremos acreditar
No fundo de nossas almas
Que temos um dom especial,
Que somos capazes de fazer diferença,
Que podemos tocar uns os outros de modo especial
E que podemos fazer do mundo um lugar melhor”.
(Anthony Robbins).
- MARCO SITUACIONAL
- Apresentação
O respectivo estágio foi desenvolvido na Escola Municipal António Carlos Valadares que está localizada no município de Poço verde, no estado de Sergipe.
Foi inaugurada no dia 28 de maio de 1988, às 18h horas, com a presença do atual, Governador do Estado (António Carlos Valadares), ganhando assim o nome do mesmo.
A escola possui 555 alunos matriculados, sendo que, 335 estudam no ensino regular, do 6º ao 9º ano do fundamental II, sendo organizados nos turnos matutino e vespertino, e 220 estudam no EJAEF, que corresponde ao segundo segmento do ensino fundamental, sendo administrado no período noturno. A escola também possui 39 professores em atuação e 19 funcionários dos mais variados setores.
O respectivo projeto é desenvolvido em duas etapas a primeira que é o mapeamento, e a segunda que é a intervenção. Na primeira etapa do mapeamento, onde os estagiários foram para apenas observar e conhecer o local, os alunos e a escola em si. O objetivo do mapeamento é observar para poder identificar algum possível problema que esteja ocorrendo no momento da pesquisa, e dai partir para a intervenção em sala de aula.
- Definição do Problema
Com a chegada das tecnologias, muitas coisas estão mudando na maneira de ensinar, trazendo novas possibilidades de aprendizado. As mídias digitais permitem ampliar a capacidade de aprender junto com diversos grupos de pessoas, e permite o ensino chegar onde não se tem professores por meio dos cursos a distância. Desse modo, as tecnologias combinadas com o ensino da matemática podem ajudar no processo ensino-aprendizagem?
- Objetivos
1.3.1 Geral
Entender como o uso da tecnologia pode trazer benefícios no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
1.3.2 Específicos
Compreender como usar a tecnologia em sala de aula.
Proporcionar aulas de Matemáticas mais interativas.
Entender benefícios das novas tecnologias.
Tornar as aulas mais dinâmicas por meio da tecnologia.
- Justificativa
A sociedade está sempre em constante mudança, a cada dia que se passa uma nova ferramenta para auxiliar o homem é criada, desse modo o presente projeto vem a questionar o fato do uso da tecnologia para auxiliar o professor em sua aula, de forma que isso ajude no aprendizado do aluno e torne sua aula mais dinâmica e atraente. Assim segundo Perrenoud (2000), As instituições escolares precisam evoluir e acompanhar o desenvolvimento social do país, onde as novas tecnologias da informação estão cada vez mais presentes e transformando espetacularmente a comunicação, o trabalho, a decisão e modo de pensar das pessoas.
O ensino da matemática tem grande importância para o mundo na atualidade e na vida das pessoas, o problema é que devido à dificuldade que certos alunos têm em aprender, ela tem se tornado uma espécie de “tabu” na escola pela grande maioria dos estudantes, isso talvez derive do fato da má preparação por parte de alguns professores que não buscam melhores métodos de ensino para tornar sua aula mais benéfica ao aprendizado. De acordo com Valente (1999), ensinar Matemática dentro das nossas escolas hoje, é promover o desenvolvimento disciplinado do raciocínio lógico dedutivo, ou seja, o ensino tradicional de Matemática está ultrapassado e fora de uso.
Desse modo, a tecnologia aplicada na aula poderá contribuir bastante, já que os jovens são atraídos pela inovação, então o professor fazendo uso destes artifícios poderá despertar no aluno um raciocínio logico maior do que se tivesse que explicar determinado conteúdo no quadro branco. Assim, Valente (1999) ressalta que o computador já faz parte do cenário da escola e que o mesmo consiste na oportunidade de organizar e desenvolver novas metodologias no ensino a fim de melhorar os resultados do aprendizado da disciplina de matemática. Portanto, fazer uso desses mecanismos no ensino pode realmente ser útil para um melhor aprendizado de determinado conteúdo, mas também é necessário que haja professores qualificados para ensinar deste modo.
...