O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Por: LIMA1210 • 8/10/2018 • Artigo • 3.373 Palavras (14 Páginas) • 452 Visualizações
GRUPO ANDRADE MARTINS
DIEGO VERAS LIMA
O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
ITAÚNA-MG
2017
GRUPO ANDRADE MARTINS
DIEGO VERAS LIMA
O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Trabalho de conclusão de curso – artigo científico, apresentado ao Núcleo de Trabalhos de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu do curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, como requisito obrigatório para obtenção do grau de especialista.
ITAÚNA-MG
2017
O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Diego Veras Lima
RESUMO
O objetivo deste trabalho é falar sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, em especial o papel dos softwares no processo de ensino e aprendizagem matemática. Foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica na área de literatura em matemática. Como resultado dessas pesquisas foi constatado que o uso de tecnologias no ensino de matemática é de extrema relevância para a fixação da aprendizagem dos alunos e para despertar motivação em aprender os conteúdos por parte dos estudantes. Esse trabalho fala sobre alguns dos softwares matemáticos. O papel do educador é fundamental nesse processo de aprendizagem, visto que, sem a intervenção do professor, o acesso a esse tipo de tecnologia fica inviável para a grande quantidade dos alunos. Diversos estudiosos da área relatam a importância do uso de softwares nas salas de aula, porém, existem diversos obstáculos para a implementação dessa tecnologia em sala de aula como: quantidade de computadores insuficiente para uma aula prática, falta de treinamento para os professores quanto ao uso dessa tecnologia, falta de laboratórios para a realização dessas aulas práticas em muitas escolas, falta de recursos financeiros em diversas redes de ensino, dentre outros fatores.
Palavras-chave: matemática; tecnologias no ensino de matemática, software matemático.
1 INTRODUÇÃO
O uso da tecnologia tem sido de extrema relevância na educação, em especial para aprimorar a compreensão do conteúdo por parte dos alunos, principalmente nas aulas matemática.
Com isso, houve uma mudança no próprio instrumento de uso pelo professor em sala de aula, passando de um quadro branco, com um pincel, para computadores e retroprojetores. Dessa forma, a era do conhecimento e a aplicação dos instrumentos de tecnologia da informação possibilitaram numa melhor otimização nos processos educacionais, (ROJAS et al., 2008).
Com aperfeiçoamento da tecnologia foram criadas diversas alternativas para o ensino, em especial para o ensino da matemática, onde uma infinidade de softwares computacionais está dando um sentido especial na construção do conhecimento matemático. Por esse motivo, o uso da tecnologia na escola permite ao professor adquirir novas maneiras e métodos de ensinar o conteúdo programático ao aluno e ainda se capacita profissionalmente por meio das inovações de linguagens e pelas práticas de ensino.
Além disso, o uso de tecnologias nas aulas de matemática, permite ao estudante uma maneira mais prática de assimilar o conteúdo das atividades propostas em sala de aula. Além disso, é possível otimizar as aulas, visto que o tempo que seria gasto para a confecção de gráficos e tabelas por exemplo, poderá ser canalizado para uma maior aprendizagem dos alunos.
Com isso, surgiram diversos softwares educativos. Para Oliveira (1996), o software para ser educacional ou educativo deve ser pensado segundo uma teoria sobre como o sujeito aprende, ou seja, como ele se apropria e constrói o conhecimento.
Várias pesquisas estão sendo realizadas sobre o uso da tecnologia em sala de aula, por meio de softwares, como Tenório e Tenório (2014), Dosciati et al. (2013), Pacheco (2014a), Silva e Moita (2010), Tavares (2014) de forma que venham a facilitar a compreensão da temática pelos alunos. Atualmente existe uma diversidade de softwares matemáticos que visam aprimorar os estudos dos alunos nos mais variados conteúdos. Destacam-se os softwares estatísticos, polinomiais e geométricos, tendo este último como ferramenta prática que possibilita de forma instantânea e rápida, a visualização dos objetos geométricos pelos alunos em sala de aula (PACHECO, 2014b).
Segundo Ribeiro et al. (2016) o software GeoGebra, é capaz de construir gráficos, elaborar figuras planas e espaciais e calcular distâncias espaciais e pode ser utilizado tanto pelo professor, como pelos estudantes. Com isso, esse software é capaz de promover o ensino de forma dinâmica e interessante para o aluno, principalmente para aqueles que apresentam deficiências em relação a aprendizagem matemática.
Com isso, o presente trabalho tem como finalidade, descrever o uso de novos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem da matemática.
METODOLOGIA
A pesquisa é caracterizada como bibliográfica por meio de análises qualitativa relacionadas à abordagem do problema. A análise qualitativa torna-se imprescindível para a compreensão da natureza dos fatos, ilustrando os avanços por meio das pesquisas que já foram publicadas sobre o assunto em questão, bem como o conteúdo evidenciado.
2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Os avanços tecnológicos foram de fundamental importância para aperfeiçoar as mais diversas atividades que movimentam a sociedade. Na educação, a tecnologia surgiu como um mecanismo de aprimoramento dos assuntos trabalhados no quotidiano da escola, além da redução do tempo que o professor tinha pra escrever e desenhar o assunto ministrado durante a aula.
Porém, mesmo tendo encontrado algumas resistências por parte dos professores que não tinham o domínio da tecnologia, o Governo Brasileiro, destacou que a tecnologia da informação não deverá ser ignorada nos processos de ensino e de aprendizagem, como expõe as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e em especial, nas aulas de matemática, pelo ministério da educação (BRASIL, 2006, p. 87).
Não se pode negar o impacto provocado pela tecnologia de informação e comunicação na configuração da sociedade atual. Por um lado, tem-se a inserção dessa tecnologia no dia-a-dia da sociedade, a exigir indivíduos com capacitação para bem usá-la; por outro lado, tem-se nessa mesma tecnologia um recurso que pode subsidiar o processo de aprendizagem da Matemática. É importante contemplar uma formação escolar nesses dois sentidos, ou seja, a Matemática como ferramenta para entender a tecnologia, e a tecnologia como ferramenta para entender a Matemática (BRASIL, 2006, p. 87).
...