O Uso dos Recursos Tecnológicos na Alfabetização
Por: Elza Costa Porto de Oliveira • 26/9/2021 • Artigo • 5.497 Palavras (22 Páginas) • 122 Visualizações
[pic 1]
ELZA COSTA PORTO DE OLIVEIRA
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ALFABETIZAÇÃO
Campo Grande-MS Novembro/2012
ELZA COSTA PORTO DE OLIVEIRA
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ALFABETIZAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias na Educação 2011/2012 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Mídias na Educação, sob Orientação da Profª Doutoranda: Erlinda Martins Batista.
Campo grande-MS Novembro/2012
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ALFABETIZAÇÃO
Elza Costa Porto de Oliveira1
Erlinda Martins Batista2
RESUMO:
Este artigo trata a questão da utilização dos instrumentos tecnológicos por alfabetizadores, e teve como objetivo descrever e analisar o uso desses instrumentos nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, de uma escola pública municipal da cidade de Dourados MS, mais especificamente, os de primeiro ano, observando também em que ponto estes instrumentos são colaboradores no processo de alfabetização destes estudantes. Para tanto, foi feito um levantamento de todos os instrumentos tecnológicos presentes na referida escola, e através de questionários, entrevista e observação “in loco”, foi feito um paralelo sobre quais instrumentos são mais utilizados e quais papéis são atribuídos aos mesmos na prática escolar de cada professor alfabetizador. As análises dos resultados mostraram que os instrumentos mais utilizados em sala são o computador, data show e o aparelho de som. A finalidade da utilização dos mesmos foi fazer pesquisas, jogos educativos e músicas, tudo relacionado aos conteúdos propostos. Conclui-se, portanto, que como as crianças em fase inicial de alfabetização ainda não dominam o processo de leitura/escrita, a imagem, o som e a interatividade proporcionam na aprendizagem um sentido que, pode ser um fator de motivação, e os educadores podem se utilizar desses instrumentos como geradores de estímulos para desenvolver competências, ativar relações sociais, ensinar procedimentos e propor atitudes para um desenvolvimento saudável e integral desses estudantes.
Palavras Chave: Instrumentos tecnológicos. Práticas Pedagógicas. Alfabetização.
ABSTRACT:
This article deals with the use of technological literacy by, and aimed to describe and analyze the use of these instruments in the pedagogical practices of literacy teachers in a public school in the city of Golden MS, more specifically, the first year also in observing what extent these instruments are collaborators in the process of literacy of these students. For this, a survey
[pic 2]
1 Elza Costa Porto de Oliveira –Acadêmica do Curso de Especialização Mídias na Educação, modalidade a distância da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – 2011/2012. Graduada em Letras- Habilitação Português/literatura. Elza.olive@hotmail.com
2 Erlinda Martins Batista - Professora Formadora, orientadora no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Mídias na Educação – 2011/2012. Doutoranda em Educação no PPGEdu/UFMS.
was made of all the technological tools present at the school, and through questionnaires, interviews and observation "in loco", a parallel was made about which tools are best used and what roles are assigned to the same school practice each teacher literacy. Analysis of the results showed that more instruments are used in the computer room, data show and sound system. The purpose of the use of them was doing research, educational games and songs, everything related to the proposed content. We conclude, therefore, that as children in early literacy has not yet mastered the process of reading / writing, image, sound and interactivity provide a sense that learning can be a motivating factor, and educators can if you use these tools as stimuli generators to develop skills, enable social relations, teaching procedures and propose actions for healthy development and complete these students.
Keywords: Technological tools. Teaching practices. Literacy.
INTRODUÇÃO
Presencia-se diariamente a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, sejam nas ruas, bancos, igrejas, supermercados e também no ambiente escolar, o que não poderia ser diferente, porque as escolas estão procurando se equipar com estes instrumentos.
Partiu-se deste fato para pesquisar o uso dos instrumentos tecnológicos como colaboradores no processo de alfabetização de crianças da 1ª série do ensino fundamental de uma escola pública do município de Dourados/MS. Nessa escola, observou-se a prática pedagógica de três professoras regentes de “03” salas de alfabetização junto aos estudantes. Além dessas, observou-se também as práticas pedagógicas da professora responsável pela sala de tecnologia educacional, analisando-se nessa pesquisa, como os instrumentos tecnológicos são utilizados por estes professores, e que papel se atribui aos instrumentos no processo de alfabetização dos estudantes, e até que ponto os mesmos são colaboradores deste processo.
Para a concretização da pesquisa buscou-se elucidar a seguinte questão: Como os professores estão utilizando os recursos tecnológicos presentes na escola para facilitar o processo de alfabetização de estudantes de 1º ano? Para responder este questionamento procurou-se o conhecimento prático sobre a forma em que as aulas são ministradas com a finalidade de conhecer os recursos tecnológicos utilizados pelo professor, bem como o grau de importância e utilização que é dada aos mesmos.
O estudo foi estruturado em três etapas além das considerações finais. A primeira etapa trouxe uma rápida explanação sobre a alfabetização. A segunda aborda o uso dos instrumentos tecnológicos na educação e a terceira etapa trata a pesquisa em si, buscando analisar quais os instrumentos tecnológicos estão presentes na escola; como os professores utilizam esses instrumentos; se tiveram alguma formação para utilizá-los, qual o valor que lhes são atribuídos e no que favorecem a alfabetização dos estudantes em fase inicial de escolarização.
...