O caso dos irmãos naves
Resenha: O caso dos irmãos naves. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: condesousa • 29/9/2014 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
O CASO DOS IRMÃOS NAVES
O filme que assistimos em sala de aula, conta a história de dois irmãos Sebastião e Joaquim Naves, o filme segue acusando esses irmãos pelo desaparecimento de Benedito Caetano, sócio de Joaquim.
Benedito resolve sair da cidade onde morava e desaparece após a venda de grande quantia de arroz e desta forma então os irmãos Naves, resolvem dar queixa desse desaparecimento de Benedito e registrar na delegacia, o que acaba ficando ruim para os dois, porque acabaram sendo culpados pelo então desaparecimento de Benedito, o que traz muitos problemas, a eles e suas famílias com muitas ameaças, torturas e o drama da família inicia e se estende por anos em suas vidas.
O delegado por sua vez resolve iniciar sua busca e investigações certas de que os irmãos Naves que registraram a queixa podem ser os mesmos que assassinaram e deram o fim na vida de Benedito. Sem provas e com o abuso do poder ele submete a família à crueldade tamanha com ameaças e torturas sem fim. O sofrimento foi grande até o advogado João Almy Filho, que se propôs a defender seus clientes e não desistiu de provar a inocência deles. E assim seguiu com habeas corpus e recursos em variadas petições. Ele tenta provar que tal crime foi confessado mediante torturas e não por terem de fato cometido o crime.
Apesar de inocentes, os irmãos passam por julgamento duas vezes e são absolvidos, mas como em todo lugar manda quem tem poder. O julgamento é anulado e os irmãos são condenados a 25 anos de reclusão e presos depois de tanta tortura e passam 8 longos anos presos. Diante do bom comportamento, eles conseguem livramento condicional e em 1952 Benedito aquele que estava sumido aparece. E assim fica muito claro que muitas vezes as autoridades não cumprem as leis. Usam e abusam do poder para conseguirem o que bem querem. Até hoje infelizmente vemos tais injustiças acontecerem, pessoas pagando por aquilo que não fizeram e a verdade é que mesmos julgados por aquilo que não cometeram deveriam então ser julgados nos termos das leis e não terem que pagar com torturas, dores, ameaças e sendo muitas vezes coagidos. De certa forma o poder ainda é o poder e manda quem pode.
O respeito às leis no direito é imprescindível para evitar que atrocidades e fatos como o caso dos irmãos Naves, voltem a esconder a justiça brasileira.
...