O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH
Por: alanmaikm • 14/5/2015 • Projeto de pesquisa • 917 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTAO DE RH 2 SEMESTRE
IVONE DIAS ROCHA
O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH
[pic 3]
TEIXEIRA DE FREITAS
2015
IVONE DIAS ROCHA
O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH
Trabalho apresentado ao Curso GESTAO DE RH da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas, Recrutamento e Seleção, Seminário III.
Prof. ANA CÉLIA PAVÃO E MÕNICA MARIA SILVA, ELIZETE ALICE ZANPRONIO DE OLIVEIRA, MARILUCIA RICIERI
TEIXEIRA DE FREITAS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS 4
2.1.1 Fatores estressores 4
2.1.2 Qualidade de vida no trabalho ..5
2.1.3 Liderança 5
2.1.4 Processos de RH 5
2.2 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Não é recente, que o setor de RH precisa tomar um papel mais estratégico dentro das organizações, isso pode ser feito dentro das empresas com o RH dando total apoio ao processo e participar ampla e ativamente em todas as etapas como na fixação das metas e no diagnóstico da situação atual no que diz respeito à variável “Pessoas”. Dentro deste contexto, as competências e habilidades do profissional de RH devem ser: capacidade de elaborar diagnósticos, analisar cenários, pensar a médio e longo prazo, visualizar situações e resultados, formular estratégias, possuir visão sistêmica e integradora, ser capaz de atuar em equipe multifuncional e possuir capacidade de negociação. Tudo isto sem jamais perder o foco nos clientes, que são, em última instância, as demais áreas internas da organização.
2 DESENVOLVIMENTO
A Psicologia Organizacional e do Trabalho estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, mas emoções geradas no ambiente de trabalho.
Portanto, percebe-se no mercado atual de trabalho que algumas empresas ainda não possuem dentro do seu plano estratégico a inserção da Psicologia Organizacional. Assim, impossibilita o processo de crescimento econômico da empresa, deixando de favorecer o aumento da produção e a segurança das decisões vitais nos lugares estratégicos de sua empresa. Desconhecendo ainda seu importante papel no exercício de suas capacidades para salvaguardar a saúde mental e emocional da empresa.
2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS
2.1.1 Fatores estressores
O fundador Luiz Carlos não chegou por acaso onde está. Passou por fatores estressores para chegar onde está.
No começo abriu um carrinho de hot-dog que não deslanchou, o lugar não era bom para o negócio. Com isso decidiu abrir um bar no centro de Nova Viçosa-BA , porém o lugar não era bem visto, mas ele não se deixou levar. No começo não teve resultados positivos. Foi feito um planejamento estratégico. A partir dai começou a se inteirar de novas práticas para aplicar no seu novo empreendimento. Mudou do sistema “Pratos regionais e uma nova bebidas” para cobrança por degustações alternadas, reformulou o cardápio, contratou bons colaboradores e prepara outras especialidades de bebidas comida da boa.
2.1.2 Qualidade de vida no trabalho
Para garantir a qualidade de vida dos funcionários, a empresa oferece aos colaboradores:
a) usufruir do mesmo cardápio oferecido aos clientes;
b) vacinas antigripais anualmente;
c) remédios gratuitos;
d) acompanhamento médico através do plano de saúde;
e) incentivo na pratica de esportes;
f) verba para incentivo cultural;
g) curso de culinária saudável.
Esses benefícios são uma das principais chaves para o sucesso da empresa.
2.1.3 Liderança
Nesse caso líder adotou o estilo de liderança democrática, onde os objetivos é reter os clientes e permitir que os colaboradores participem ativamente da gestão. A casa de shows aproveita os colaboradores como ferramenta de gestão de pessoas para manter excelência no atendimento e qualidade dos serviços
...