O conceito de derivado
Seminário: O conceito de derivado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kalitah • 24/5/2014 • Seminário • 494 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
Conceito de derivada
Derivadas: por definição as derivadas representam a taxa de variação de uma função. Derivadas (individual obtida empiricamente): como o próprio nome indica "derivada" traduz de onde provêm uma função qualquer ou de onde ela deriva/ou, o que lhe deu origem, etc..
Aplicações de Derivadas
Velocidade e Aceleração
Taxa de variação
Velocidade e Aceleração
Velocidade e aceleração são conceitos que todos nós conhecemos. Quando dirigimos um carro, podemos medir a distância percorrida num certo intervalo de tempo. O velocímetro marca a cada instante a velocidade. Se pisarmos no acelerador ou no freio, percebemos que a velocidade muda. Sentimos a aceleração.
Velocidade. Suponhamos que um corpo se move em linha reta e que s=s(t) represente o espaço percorrido pelo móvel até o instante t. Então, o intervalo de tempo entre t e t + Δt, o corpo sofre um deslocamento.
Δs=s (t+Δs) – s(t).
Definimos a velocidade média nesse intervalo de tempo como o quociente: Vm = s(t + Δt) – s (t) ,
Δt
Isto é, a velocidade média é o quociente do espaço percorrido pelo tempo gasto em percorrê-lo.
De forma geral, a velocidade média nada nos diz sobre a velocidade do corpo no instante t. Para obtermos a velocidade instantânea do corpo no instante t, calculamos sua velocidade média em instantes de tempo Δt cada vez menores. A velocidade instantânea, ou velocidade no instante t, é o limite das velocidades médias quando Δt se aproxima de zero, isto é,
V (t) = lim Δs = lim s (t + Δt) – s(t)
Δt->0 Δt Δt->0 Δt
Aceleração. O conceito de aceleração é introduzido de maneira análoga ao de velocidade.
A aceleração média no intervalo de tempo t até t + Δt é dada por:
am= v (t - Δt) – v (t).
Δt
Observamos que ela mede a variação da velocidade do corpo por unidade de tempo no intervalo de tempo Δt. Para obtermos a aceleração do corpo no instante t, tomamos sua aceleração média em intervalos de tempo Δt cada vez menores. A aceleração instantânea é o limite:
a (t) = lim v(t + Δt) – v (t) = v ‘ (t)
Δt->0 Δt
Logo, a derivada da velocidade nós da a aceleração. Como v(t) = s ‘(t), temos a(t) = v ‘ (t) = s ‘’ (t).
...