O enfermeiro como educador permanente
Por: marycarla • 11/4/2015 • Trabalho acadêmico • 637 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
O enfermeiro como educador permanente
Constantemente o mundo encontra-se em processo de transformação, a tecnologia mostra novas formas de produção a cada dia. Mesmo com o avanço e transformação das tecnologias o ser humano não se estaciona em tudo que aprendeu mais continua numa busca contínua por novos saberes, na perspectiva de acompanhar essas mudanças.
Na atualidade existe uma busca constante, em relação ao processo educativo que acompanhe os profissionais e promova melhorias nos ambientes de trabalho, isso em todas as áreas de conhecimento, principalmente na área de saúde devido a necessidade de garantir uma assistência de qualidade a população.
Segundo o ministério da saúde a educação continuada é desenvolvida por meio de atividades educativas construídas de maneira desarticulada em relação a gestão, á organização do sistema e ao controle social. Tais atividades são pontuais,fragmentadas, e se esgotam em si. Já a educação permanente se dá por meio de atividades educativas construtivas de maneira articulada com medidas para reorganização do sistema de saúde como um todo, que implicam acompanhamento e apoio técnico.
A educação permanente em saúde transita no sentido contrário ao da reprodução, na perspectiva da transformação, assim buscando romper paradigmas aceitos socialmente.
Política da educação permanente em saúde
A organização Pan- Americana de Saúde (OPAS) na década de 1990 organizou o conhecimento de educação permanente onde apontou para uma perspectiva teórica e metodológica, almejou á constituição de programas de educação permanente em saúde. O Ministério da Saúde do Brasil em 2003 tomou a educação permanente como idéia central da política de gestão da educação no trabalho em saúde, e passou a criar ações indutoras significativas no interior do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a portaria nº 198, de 13 de fevereiro de 2004, o Ministério da Saúde criou como estratégia do SUS, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde para formação e o crescimento de trabalhadores para o setor
De acordo com essa política, a educação permanente é o conceito pedagógico, no setor da saúde, para efetuar relações orgânicas entre ensino e as ações e serviços, e entre docência e atenção á saúde, sendo ampliado, na Reforma Sanitária Brasileira, para as relações entre formação e gestão setorial, desenvolvimento institucional e controle social em saúde realiza a agregação entre aprendizado, reflexão crítica dobre o trabalho, e resolutividade da clinica e da promoção da saúde coletiva.
Objetivo da educação permanente em saúde
A idéia de educação permanente mostra a importância do potencial educativo do processo de trabalho para esta transformação. Com a finalidade de melhoria da qualidade do cuidado, a capacidade de comunicação e o compromisso social entre as equipes de saúde, os gestores do sistema de saúde, instituições formadoras e o controle social. Busca estimular a produção de saberes, a partir da valorização da experiência e da cultura do individuo, e das experiências de trabalho.
Segundo a portaria nº198/GM/MS apresenta a educação permanente como modelo de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam
...