O que é científico??
Por: Cyrack • 19/3/2016 • Dissertação • 330 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
O que é cientifico? (I)
O texto de Rubens Alves, apresenta de forma indireta, a relação da sociedade com a compreensão sobre o significado do que é ser cientifico. O autor faz menção a realidade do personagem pela busca do conhecimento, descrevendo a maneira com a qual ele construiu a sua sabedoria. Esta forma de construção pode ser caracterizada como empírica, ou seja, aquela em que se adquiri o conhecimento a partir da vida cotidiana e com as experiências obtidas.
Na estória apresentada tornou-se evidente a presença do conhecimento mitológico, onde o homem procura o significado de sua existência para se situar no mundo. Através de tal conceito verifica-se também que não se faz necessário provar que determinado assunto ou contexto é real, considerando-o apenas como verdadeiro e não abrindo espaço para contestações.
Percebe-se a presença do conhecimento mitológico ao se fazer a definição do rio como a morada de muitos seres misteriosos possuidores de encantamento e magia. A invenção de um objeto estranho a eles, a rede, trata-se de uma tentativa de se provar tal existência e considera-la real.
Com o sucesso do experimento vieram novas descobertas e conceitos. A população passou a padronizar e exaltar tal conhecimento, e o que se apresentasse divergente a ele seria considerado impróprio, uma mentira.
Entende-se ao final do texto, que o conhecimento científico é obtido através de experimentos que geram teorias, testam verdades e relacionam resultados. Trata-se de uma forma pela busca da verdade gerenciada pelos seres humanos com a atribuição se uma certa subjetividade ao conhecimento conquistado.
O autor, implicitamente, compara o grande rio da estória com o vasto mundo possuidor de inúmeras possibilidades, que geram a desenfreada curiosidade e busca pelo conhecimento. A comparação dos peixes, por sua vez, pode ser feita com a conquista obtida, com o alcance ao entendimento. Por fim, se faz importante ressaltar que o conhecimento científico é objeto de mudanças, e que a sua confiabilidade é passível de dúvida, pois o conhecimento será sempre real até que se prove o contrário.
...