O que abunda não falta
Por: BobCoast • 22/8/2017 • Artigo • 972 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
LETE 45-Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
Turma: T 29
Docente: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva
Discente: Roberto Azevedo da Costa
O QUE ABUNDA NÃO FALTA
Por: Roberto Costa
A água é o assunto do momento que vem despertando atenção da sociedade. Segundo os noticiários nas diversas mídias, este líquido precioso irá acabar. Alguns destes noticiários são alarmantes, colocando a água como um recurso natural esgotável, ameaçado de escassez, caso o consumo global não seja reduzido em curto prazo.
Vez por outra, somos surpreendidos com noticiários fantasiosos na mídia. Quem não se lembra do Bug do Milênio no ano 2000? Previa-se um erro generalizado na lógica dos softwares de controle, assim que o calendário mudasse de 1999 para 2000. Nada aconteceu, além dos gastos elevados das grandes organizações, com planos de respostas para esta ocorrência.
Em 1981, um astrônomo descobriu, por meio da análise espectral, que as caudas dos cometas eram compostas por um gás mortal chamado cianeto. Nada de mais, até que alguém alertou que a Terra, no seu movimento de translação, poderia penetrar na cauda do cometa Halley em 1910. A especulação foi reproduzida nas primeiras páginas do jornal americano The New York Times e outros periódicos, gerando pânico na população.
Atualmente, estamos presenciando uma série de noticiários sobre a escassez do nosso líquido precioso, a água, sem a qual os seres vivos se tornariam seres mortos. Dizem que a disputa pela água poderá ser o motivador da próxima guerra mundial.
A água é o recurso natural que mais abunda no planeta, e sabemos que o que abunda não falta. Há cerca de 1360 quintilhões de litros de água no planeta e ela não está indo para lugar nenhum, mas sim, circulando. O ciclo da água na Terra é um sistema fechado, fazendo com que, segundo os cientistas, a quantidade de água no mundo permaneça a mesma por milhares e milhares de anos. Vocês seriam capazes de imaginar que a água que bebemos hoje é a mesma água que os dinossauros bebiam 65 milhões de anos atrás?
Aproximadamente, 70% do planeta são cobertos com água, com uma profundidade média de 1000 metros. A quantidade de água na Terra é tão grande que este planeta bem poderia ser chamado de Planeta Água, conforme chama Guilherme Arantes em sua belíssima canção, Planeta Água: Águas que movem moinhos / São as mesmas águas que encharcam o chão / E sempre voltam humildes / Pro fundo da terra / Pro fundo da terra / Terra! Planeta Água / Terra! Planeta Água / Terra! Planeta Água.
Utilizar a água com responsabilidade é um dever de todos. O tratamento para transformá-la em potável, pronta para o consumo, gasta dinheiro e energia, e por este motivo ela deve ser utilizada de maneira responsável, e não porque haverá falta, já que a água é considerada o recurso mais renovável que existe. Reduzir a quantidade de banhos, lavagens e limpezas das coisas necessárias parece um grande exagero.
A maior quantidade de água na Terra está nos oceanos e necessita ser dessalinizada, para ser utilizada, processo que é perfeitamente possível, porém atualmente ainda possui um custo elevado.
A grande São Paulo vem enfrentando um sério problema de falta de água, provocado por causas de origens conjunturais e estruturais. O último verão foi um dos mais secos e quentes da história, afetando o sistema Cantareira que abastece cerca de 50% da população da metrópole. A dependência da Grande São Paulo do sistema Cantareira torna a cidade bastante vulnerável.
...