O que é auditoria
Relatório de pesquisa: O que é auditoria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquelmarinho • 30/5/2014 • Relatório de pesquisa • 590 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
1º etapa
Responder às questões apresentadas a seguir, com base no capítulo do livro lido, justificando as respostas.
1- Explicar o que é Auditoria.
A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir. De um modo geral auditoria significa coerência, verificação, análise e avaliação, e acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe.
2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.
A auditoria pode ser dividida em dois grandes grupos:
Auditoria interna É aquela em que existe vínculo empregatício, ou seja, é realizada por um auditor da própria empresa, visando manter uma avaliação constante do desempenho de todas as áreas da empresa. a auditoria interna compreende exames, análises avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturando para a avaliação de
Integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
Auditoria Externa ou Independente A Auditoria Externa geralmente é aquela executada por profissional independente, ou seja, que não tem ligação com a empresa que será auditada. Sua contratação é feita através de um contrato de prestação de serviços. A finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários.
3. Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?
De fato, as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade do auditado e que este, por conseguinte, é o responsável direto por tudo o que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo. O auditado também tem a reponsabilidade relacionada ao documento denominado “carta de responsabilidade”. ”. O auditor independente deve ser independente, não podendo deixar-se influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos materiais ou afetivos que resultem perda, efetiva ou aparente, de sua independência. A norma define que é dever do auditor ter o máximo de cuidado e atenção na execução do seu trabalho, devendo ser imparcial nas suas análises. Esta norma é clara quando fala que não é objetivo do auditor descobrir fraude, seu objetivo final é emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis e, caso haja alguma fraude, esta possa ser identificada.
4. Qual a postura que um auditor deve ter? Explicar.
A postura do auditor deve fundamentar-se, principalmente, nos aspectos da confiabilidade e independência associados ao cuidado e zelo. O auditor não pode, sob hipótese alguma:
• Divulgar, fora dos canais competentes, fatos que ele tenha identificado no curso de seus exames
• Utilizar-se destas informações em seu próprio benefício ou de terceiros
• O auditor, para desenvolver seu papel, tem que trabalhar sem sofrer qualquer influência de membros da entidade
...