O que é gerenciamento
Projeto de pesquisa: O que é gerenciamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dardin01 • 26/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 184 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Conseguir tempo para tudo o que queremos fazer é, principalmente, nos dias de hoje, uma das maiores dificuldades para quem quer ter sucesso no mundo dos negócios. O tempo parece fugir-nos por entre os dedos, fazendo com que nunca tenhamos oportunidade para fazermos tudo àquilo que queremos, acumulando tarefas para o dia seguinte.
E com isso surge um efeito bola de neve: Acumula-se uma tarefa para o dia seguinte, depois para o outro, para o outro e para o outro, até que chegamos a um momento em que não temos mais como nos concentrarmos no essencial e acabamos por deixar trabalho acumulado por fazer.
Para quem quer triunfar, seja no seu próprio negócio, seja ao trabalhar para outra pessoa, controlar o tempo torna-se uma ferramenta fundamental, de modo a ser mais eficiente, estando um passo a frente de toda a concorrência e produzindo mais e melhor que o colega do lado.
O Objetivo desse documento é, portanto, discutir algumas questões referentes aos processos produtivos e em relação à gestão do tempo.
2- OBJETIVO
1- Realizar uma pesquisa sobre o que é gestão e explicar de que forma ela serve para a vida das empresas e das pessoas;
2- Pesquisar o que é a gestão do tempo, e como podemos trabalhar a gestão do tempo para a execução das atividades acadêmicas ao longo do curso.
3- Pesquisar na empresa onde trabalho se existe problemas relacionados à ociosidade dos trabalhadores em atividades como o Facebook.
4- Refletir e relatar os custos em relação aos empregados que gastam até 3 horas no uso da internet que não contribui com o seu serviço.
3- DESENVOLVIMENTO
Com base no contexto organizacional podemos dizer que gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo específico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.
A gestão é um ramo das ciências humanas porque trata com grupos de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que é um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Dentro da gestão temos ainda a gestão do tempo que é um dos principais desafios que se colocam aos gestores. Por isso, os gestores têm de saber gerir o tempo disponível com grande eficácia. Gestão do tempo é um dos fatores mais críticos do sucesso de um gestor. Tudo começa com uma boa autogestão e disciplina. Saber definir o que é realmente importante, que tarefas consomem mais tempo, executar uma tarefa de cada vez e definir a sequência certa das tarefas a serem desempenhadas é um bom ponto de partida.
Conforme já mencionei o tempo é uma das maiores dificuldades para quem quer ter sucesso no mundo de hoje, pois é preciso um esforço extra e acima de tudo organização e planejamento para que possamos conciliar trabalho e faculdade. Daí a importância do planejamento, o qual não pode ser descartado, já que planejar o tempo significa saber o que se quer fazer.
Um dos maiores vilões em relação a organização do tempo no ambiente de trabalho tem sido o uso inadequado da internet, o qual tem gerado uma série de preocupações a muitos gestores nas organizações em decorrência da perda de produtividade, concentração, segurança e qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
No que diz respeito ao custo do trabalhador, uma maneira tranquila e sem maiores complicações é bloquear nos servidores da empresa o acesso a sites com extensões que não estão de acordo com as necessidades da mesma, tais como pornografia, fotos, correntes, música e até arquivos anexos extensos.
Outra maneira seria o empregador, no ato da assinatura do contrato, descrever as penalidades, tais como: advertência verbal ou escrita, rescisão do contrato e até uma justa causa, caso o empregado utilize inadequadamente a internet no momento de trabalho.
A empresa em que trabalho já adotou as medidas acima citadas e, por este motivo, não há ociosidade em relação ao uso
...