ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho Universitário: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruna_vieira • 29/10/2014 • 965 Palavras (4 Páginas) • 274 Visualizações
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
introdução
O presente trabalho tem por objetivo relatar aspectos para compreender a história da educação infantil, nos tempos antigos e como se diferencia nos tempos atuais, quais metodologias usadas, materiais usados, instrumentos de avaliação, e como a educação vem se modificando no seu jeito de trabalhar. Este trabalho visa à pesquisa histórica da Educação Infantil, seus genitores e transformadores, as políticas públicas praticadas. Não menos importante, o trabalho aborda as brincadeiras e jogos no universo infantil, que se modificam conforme a época, mas muitas ainda resistem e fazem do ambiente escolar um espaço lúdico, de convivência integrada entres os aspectos principais para o desenvolvimento da criança.
Os espaços de aprendizagem através das gerações
Entrevista feita a ex-alunos da educação infantil
Tipos de materiais escolares utilizados: Estojo de madeira, pasta, caderno, lápis e borracha.
Uniformes e preparativos para ir à escola: As meninas usavam saia ou calça azul marinho e camiseta branca e os meninos era calça azul marinho e camiseta branca.
Formas de agrupamento: Era dividido em pequenos grupos mistos de meninos e meninas.
Procedimentos que ficaram na memória sobre as intervenções feitas pelos professores: Sua professora distribuía livros infantis para que olhassem as gravuras, isso fez com que ela se apaixonasse pela leitura.
Tipos de materiais escolares utilizados: Lápis de cor, canetinha, cola, tesoura, lápis, borracha, folhas de ofício.
Uniformes e preparativos para ir à escola: Não havia uniforme e os preparativos era me arrumar e minha mãe me preparava um lanche muito gostoso.
Formas de agrupamento: Em sala de aula, geralmente sentávamos em círculo com todo o grupo.
Procedimentos que ficaram na memória sobre as intervenções feitas pelos professores: Foi a tranquilidade da professora.
Memórias positivas: Ela lembra que a professora era muito amiga e costumava fazer passeio com os alunos.
Músicas cantadas: O sapo não lava o pé, Borboletinha e Atirei o pau no gato.
Histórias ouvidas: As mais clássicas, como Cinderela, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho.
Durante as entrevistas percebemos que através dos tempos muitas coisas mudaram na educação infantil, os materiais utilizados somente foram acrescentados e modernizados, o velho lápis, caderno e borracha sempre estão presentes nas salas de aula. Foi descoberto que as cantigas de roda não mudam e atravessam gerações, as lembranças são quase idênticas sobre as músicas e fazem o mesmo sucesso. As cantigas que ajudam nesse desenvolvimento motor com gestos e coreografias ainda são usadas, antigamente eram usadas somente pelos alunos na hora do intervalo ou pelos professores nas horas vagas.
O uniforme ou preparativo para ir à escola era mais informal, sem ser obrigatório o uso de uniforme, e a forma de sanção/castigo era se isolar dos outros, ou seja ficar sem recreio ou ficar sentado na sala enquanto os outros brincavam. O estimulo dos professores ou o modo avaliar continuou o mesmo entre os entrevistados, o professor elogiava o aluno verbalmente ou colava um adesivo de “bom aluno” no caderno.
AS diferentes teorias sobre o desenvolvimento infantil
Piaget
VYGOSTSKY
wallon
montessori
Avaliação na educação infantil
A criança precisa ser avaliada em muitos aspectos: social, emocional, motor e cognitivo, por isso, na Educação Infantil, a avaliação não pode ser restrita a atividades no papel ("provinhas"). A avaliação deve ser diária e em todas as atividades realizadas, inclusive nas brincadeiras e jogos. Avaliação na educação infantil é um procedimento de fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pela criança. É através da avaliação que o professor pode perceber se o método de ensino utilizado está sendo adequado para aquele grupo. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, referente à Educação Infantil, Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas,
...