ORGANIZAÇÃO E TEORIA ADMINISTRATIVA NA SAÚDE
Resenha: ORGANIZAÇÃO E TEORIA ADMINISTRATIVA NA SAÚDE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lizamach • 7/6/2014 • Resenha • 203 Palavras (1 Páginas) • 248 Visualizações
ORGANIZAÇÃO E TEORIA ADMINISTRATIVA NA ÁREA DA SAÚDE
SOB A ÓTICA DA ADMINISTRAÇÃO GERAL
A teoria organizacional tenta explicar o funcionamento das organizações para produzir compreensão e apreciação delas. Ela se baseia em várias áreas de conhecimento e disciplinas. Alguns tipos de teorias organizacionais incluem clássica, neoclássica, de contingência, de sistemas e estrutura organizacional. Essas variações na teoria organizacional partem de várias perspectivas, incluindo as visões moderna e pós-moderna.
Todas as teorias de desenvolvimento organizacional são aplicadas no processo de gestão. Elas vão ajudar a alcançar os objetivos organizacionais com o mínimo de desgaste, tanto dos recursos físicos quanto das relações interpessoais.
As organizações públicas de saúde podem ser caracterizadas como burocracias profissionais, onde os gestores operam suas ações a partir de um arcabouço altamente técnico e são também negociadores políticos. Se constitui em um espaço de articulação de duas lógicas fundamentais: administrativa e política.
Os administradores encontram-se subordinados a uma série de demandas, que vão desde a imposição de normas técnicas, até a ação de determinados grupos de interesses, influenciados, portanto, por valores políticos, pessoais, governamentais, de organização e ideológicos. Eles não são livres para tomar decisões que possam satisfazer sua fantasia. Na verdade, os administradores estão sujeitos a numerosas demandas e a severas coações.
...