OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Por: marcelk2 • 16/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.507 Palavras (19 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I
OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
RESUMO
A boa administração tem um caminho a ser seguido, há várias perguntas que o empreendedor tem que fazer antes de começar o seu negócio. Segundo o Sebrae 27% das empresas encerram suas atividades antes de completar dois anos. Foi o que motivou o Empresário de sucos Sergio Rodrigues Jr. a procurar ajuda de um consultor para expansão de seus negócios. Realizando os dez mandamentos, que passa desde a implementação de pessoal e tecnologia e até a comunicação aprimorada com os clientes, o progresso ficou muito mais claro e com objetivos. Mas mesmo quem já está no meio do caminho de seu empreendimento pode rever as estratégias e os métodos a serem usados e trilhar um novo caminho.
Palavras Chave: Administração, empreendedor, consultor, mandamentos, objetivos.
ABSTRACT
Good management has a way to be followed, to several questions that the entrepreneur has to do before starting their business. According to Sebrae, 27% of companies close their activities before they turn two. This was what prompted the businessperson of the juice Sergio Rodrigues Jr. to seek help from a consultant to expand his business. By performing the Ten Commandments, from the implementation of personnel and technology to improved communication with customers, progress has become much clearer and more objective. However, even those who are already in the middle of the path of their enterprise can review the strategies and methods to be used and take a new path.
Keywords: Administration, entrepreneur, consultant, commandments, goals.
SUMÁRIO
Introdução: ¬¬¬ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 5
1.Fundamentos da Administração.
INTRODUÇÃO
As práticas da boa administração vem sendo usadas e aprimoradas imensamente no último meio século, novas tecnologias estão ao alcance das massas, com isso gera maior oportunidade de um microempreendor usando dessas ferramentas e com a ajuda de um bom consultor, alavancar seu negócio alcançando seus clientes de forma mais certeira e otimizando todo o processo, desde a matéria prima até sua área de comunicação, reduzindo custos operacionais, graças ao uso da informática e de tecnologias de informação.
O Administrador do sec. XXI tem que assumir e compreender vários setores de sua empresa, desde elaborar um plano de negócio, divulgação do mesmo, cuidar de sua contabilidade, controle de suprimentos, dar atenção ao que os clientes estão buscando, cuidar do seu pessoal e estar atento as mudanças de mercado. Tarefas nada simples, mas porem com muito estudo e visão ele pode alcançar patamares desejados e planejados.
Esse trabalho foi desenvolvido para mostrar como essas áreas são extremamente importantes para uma empresa, e como elas se unem para uma boa administração. E com isso quem ganha é a sociedade, pois uma empresa bem estruturada desde o início, causa o mínimo de impacto ambiental, e grande impacto social, positivo claro.
1 – Fundamentos da Administração
1. 1 Fundamentos da Administração
O ato de administrar requer múltiplos conhecimentos e ações para a tomada de decisões. E isso partiu através da evolução do pensamento administrativo!
Desde sempre, a humanidade viu-se na necessidade de realizar objetivos, porém, antes disso, seria necessário planejá-los.
Com esse princípio foi imprescindível alguém que interferisse e cobrasse condução de um trabalho a ser realizado. Partiu daí os chamados gestores.
De acordo com Steiner (1999) os gestores podem ser classificados em: gestores de primeira linha, gestores médios e altos gestores.
Em sua missão de administrar, o gestor deve mostrar-se capacitado a sua atividade (cargo) e vencer todos os seus objetivos.
Segundo Katz (1986, p.17): “O administrador deve desenvolver a capacidade de transformar os conhecimentos teóricos e situacionais em ações”.
Dois grandes contribuintes no campo específico da administração das empresas, foram os engenheiros Frederick Taylor e Henri Fayol. O primeiro desenvolveu uma padronização das atividades de trabalho. Depois Fayol, com bases técnicas e modernas, na parte organizacional (funções dentro da empresa).
Entretanto, o alcance de objetivos requer, desde sempre, a aplicação racional dos recursos a serem tomados. Os dez mandamentos da boa administração enfatiza, não somente ideias administrativas, como também, a união de meios de comunicação e de tecnologia. Evidência também que o caminho para um bom negócio parte do empresário (tomado de conhecimentos à todas as áreas) e buscando meios que motivem os funcionários para, consequentemente, atingir ótimos resultados quanto a satisfação dos clientes!
1.2 SUSTENTABILIDADE E SUA ADMINISTRAÇÃO
Outra boa prática de administração é otimização de recursos para causar o mínimo de impacto ambiental. Como temos o exemplo do empresário com sua fabricação de sucos que começou a utilizar sua matéria prima diretamente do produtor, assim consegue minimizar as perdas e consegue um produto mais barato.
Com essa prática, o desperdício destes consumíveis
...